Pergunta:
Cambi (1999) atribui o título de “”pai”” da pedagogia contemporânea a: Escolha uma opção: a. Adam Smith. B. John Locke. C. Immanuel Kant. D. Jean Jacques Rousseau. E. Sócrates.
A alternativa correta é (D). Jean-Jacques Rousseau é considerado o “pai” da pedagogia contemporânea. Ele é um dos mais importantes pensadores da história da educação. Suas ideias tiveram um impacto profundo na pedagogia contemporânea, influenciando gerações de educadores.
A pedagogia de Jean-Jaques Rousseau
Cambi (1999), um dos principais autores da história da educação, atribui o título de “pai” da pedagogia contemporânea a Jean-Jacques Rousseau. Essa atribuição é baseada nas seguintes razões:
Rousseau foi o primeiro a defender uma educação centrada na criança. Ele acreditava que a educação deve respeitar a natureza da criança e seu desenvolvimento natural.
Rousseau foi o primeiro a propor uma educação que visasse o desenvolvimento integral da criança. Ele acreditava que a educação deve formar o ser humano em todas as suas dimensões, física, intelectual, emocional e social.
Rousseau foi o primeiro a propor uma educação que fosse emancipadora. Ele acreditava que a educação deve preparar a criança para viver de forma autônoma e responsável.
As contribuições de Rousseau para a pedagogia contemporânea são inúmeras. Ele é considerado o precursor da pedagogia moderna, pois foi o primeiro a propor uma educação que se baseasse nas seguintes premissas:
#SPJ4