A mesma palavra pode ter vários significados, por isso é polissémica. Desses significados, uns são denotativos, outros, conotativos.

Como identificar a polissemia?

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo.

Qual é a diferença entre denotação e conotação?

São os sentidos conotativo e denotativo. A conotação se refere aos sentidos, associações e ideias que vão além do sentido original da palavra. Já a denotação, se refere ao significado mais objetivo e comum de um termo.

Como identificar conotação?

Quando uma mensagem está em sentido literal, ou seja, de acordo com o significado do dicionário, ela é chamada de denotativa. Por outro lado, se uma mensagem possui um sentido mais subjetivo e figurado, dizemos que ela é conotativa.

Qual o sinônimo de conotação?

1 sentido, significação, acepção, conceito, conteúdo, implicação. Em linguística: 2 sentido figurado, sentido abstrato, sentido simbólico, sentido alegórico.

Qual o sinônimo de polissemia?

2 sinônimos de polissêmica para 1 sentido da palavra polissêmica: Que apresenta várias significações: 1 multívoca, plurívoca.

Qual a função da polissemia?

Polissemia é o conceito aplicado a uma palavra ou locução que apresenta sentidos distintos, mas preservam relação entre si, fazendo parte de um mesmo campo semântico. O significado de uma palavra polissêmica irá depender do contexto a qual está inserida, fatores etimológicos e do uso de metáfora.

Para que serve a polissemia?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais tipos de polissemia?

Lista de palavras Polissêmicas

  • Vela: o ato de velar ou a vela de acender.
  • Boca: fiquei de boca aberta ou a boca do corpo humano.
  • Letra: grafia, alfabeto.
  • Dama: origem do francês dame. …
  • Cabeça: origem do latim capitia. …
  • Banco: origem do germânico Banki. …
  • Gato(a): origem do latim Cattus.

Qual a diferença entre sinonímia é polissemia?

Sinonímia e Antonímia: estuda palavras que são sinônimas e antônimos; Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

O que é uma pessoa polissemia?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa “muitos”, enquanto sema refere-se ao “significado”. Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Quais são as frases conotativo?

Uma palavra é usada no sentido conotativo quando apresenta diferentes significados, sujeitos a diferentes interpretações, dependendo do contexto frásico em que aparece.

Exemplos com sentido conotativo

  • Você é o meu sol!
  • Minha vida é um mar de tristezas.
  • Você tem um coração de pedra!

O que é o que é linguagem conotativa?

CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.

O que é denotação é um exemplo?

Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.

Qual o antônimo de conotação?

O contrário de conotação é: 1. independência.

O que é ter conotação?

Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

Como fazer uma frase no sentido conotativo?

Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo. Na segunda frase, contudo, a palavra “bola” é utilizada em um sentido figurado, o “comer bola” refere-se a cometer erros.

Qual é o oposto da polissemia?

A polissemia constitui uma propriedade básica das unidades léxicas e um elemento estrutural da linguagem. O oposto da polissemia é a monossemia, quando uma palavra assume apenas um significado.

Share.