Aprenda de forma simples e objetiva

A gestão vem sendo estudada e repensada há um longo tempo d

Resposta para a questão: A gestão vem sendo estudada e repensada há um longo tempo devido a sua importância. Segundo Alonso (2007), sendo a escola uma organização social que se destina à formação de indivíduos que interagem socialmente, tanto constituindo o ambiente como sendo por ele influenciado, faz-se necessário pensar a escola a partir de um contexto social. ALONSO, M. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, M. E. B. De; ALONSO, M. (orgs. ) Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 21-33. Nesse sentido, a gestão autocrática é caracterizada por:

Pergunta:

A gestão vem sendo estudada e repensada há um longo tempo devido a sua importância. Segundo Alonso (2007), sendo a escola uma organização social que se destina à formação de indivíduos que interagem socialmente, tanto constituindo o ambiente como sendo por ele influenciado, faz-se necessário pensar a escola a partir de um contexto social. ALONSO, M. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, M. E. B. De; ALONSO, M. (orgs. ) Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 21-33. Nesse sentido, a gestão autocrática é caracterizada por:

Respostas


a) Burocracia.

Explicação:

Av – Subst. 2 – Relações Interpessoais e Administração de Conflitos

1) b) Postura autoritária para demonstrar confiança.

2) a) Burocracia.

3) c) Busca o desenvolvimento autônomo e participativo na escola.

4) e) Promoção da crítica.

5) d) Conselhos comunicativos.

A gestão autocrática é um estilo de liderança em que o gestor toma decisões de forma centralizada, sem considerar ou envolver a equipe na tomada de decisões. Esse tipo de gestão é marcada pela burocracia, pois tudo envolve medidas já estabelecidas pelo líder. Letra A.

O líder autocrático toma todas as decisões de maneira unilateral e impõe suas diretrizes aos demais membros da organização.

Essa abordagem de gestão tende a ser mais autoritária e hierárquica, com uma menor ênfase na participação dos colaboradores e com maior foco nos procedimentos burocráticos, ou seja, há um controle rígido para que o trabalho siga diretrizes, metas e prazos.

#SPJ1

A pergunta completa é a seguinte:

Segundo Alonso (2007), sendo a escola uma organização social que se destina à formação de indivíduos que interagem socialmente, tanto constituindo o ambiente como sendo por ele influenciado, faz-se necessário pensar a escola a partir de um contexto social. ALONSO, M. Formação de gestores escolares: um campo de pesquisa a ser explorado. In: ALMEIDA, M. E. B. de; ALONSO, M. (orgs.) Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar. São Paulo: Avercamp, 2007, p. 21-33. Nesse sentido, a gestão autocrática é caracterizada por: Assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Burocracia. b) Menor dependência da equipe técnica. c) Técnicas e procedimentos coletivos. d) Não utiliza métodos e técnicas na resolução de problemas. e) Pessoas são prioridade no processo de gestão.

Share the Post:
Guilherme Goulart Gomes
Revisado e Atualizado por

Guilherme Goulart Gomes

Desenvolvedor Full Stack com formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Especialista em tecnologia e SEO, Guilherme dedica-se a transformar informações complexas em guias práticos e acessíveis no portal Boa Nota.

Confira também:

1 – O artigo 24 da LDBEN é explícito quando diz que a Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com determinadas regras comuns. Portanto, o