Pergunta:

A pedagogia crítico-social dos conteúdos está preocupada com a função de transformar a sociedade por meio da educação, mas os conteúdos acumulados pela humanidade não podem ser esquecidos e são fundamentais para que as contradições sociais sejam superadas. Assim, “A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade”. LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990. P. 70

Respostas


A pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme apresentada por Libâneo, busca transformar a sociedade através da educação, reconhecendo a importância dos conteúdos acumulados pela humanidade. A atuação da escola, nesse contexto, envolve a preparação dos alunos para o mundo adulto, fornecendo instrumental por meio da aquisição de conteúdos e socialização, visando uma participação ativa na democratização da sociedade.

Educação Transformadora: Integrando Conteúdos e Democratização na Pedagogia Crítico-Social

Transformação Social: A pedagogia crítico-social dos conteúdos tem como objetivo a transformação da sociedade por meio da educação, promovendo uma abordagem crítica e reflexiva.

Valorização dos Conteúdos: Reconhece que os conteúdos acumulados pela humanidade são fundamentais, não sendo esquecidos, mas utilizados como base para superar as contradições sociais.

Função da Escola: A atuação da escola, segundo Libâneo, consiste em preparar os alunos para o mundo adulto, proporcionando conhecimentos e socialização como instrumentais para uma participação ativa na democratização da sociedade.

Portanto, a pedagogia crítico-social dos conteúdos, conforme apresentada, destaca a necessidade de integrar a transformação social com a valorização e transmissão dos conhecimentos acumulados, reconhecendo a escola como agente fundamental nesse processo.

#SPJ1

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