A teoria mais comum diz respeito ao forte desejo de engravidar da mulher. Ela pode ficar tão focada na possibilidade de ter um bebê que começa a acreditar que está grávida ao notar modificações em seu corpo ou, simplesmente, por ter uma “intuição”. A situação oposta também pode explicar a gravidez psicológica.

3Mudanças nos seios, temperatura, sensibilidade aguçada são alguns dos sinais de gravidez que podem ocorrer já nos primeiros dias. 4A sensação de inchaço e até cólicas podem ser sentidas no início, inclusive confundindo com sintomas da TPM ou da sensação de menstruação vindo.

O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com o uso de medicamentos hormonais para regularizar a menstruação, mas também é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra para eliminar as causas que levaram ao desenvolvimento desse problema.

Procure ajuda! Caso a mulher reconheça que existe um exagero da parte dela em relação à preocupação com a gravidez, aproximando-se de uma paranoia, o ideal é procurar a orientação de um profissional de saúde mental.

4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos. 5ª semana: Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar. 6ª semana: Constipação intestinal – Aumento do cansaço e sono – Alterações no paladar – Aversões a odores e cheiros.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Para saber se está grávida é preciso ter atenção a sinais e sintomas que surgem logo nas primeiras semanas de gravidez, como atraso da menstruação, desconforto abdominal, corrimento rosado, enjoos, aumento da vontade para urinar e sensibilidade nas mamas, por exemplo.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. …
  2. Tontura e sono excessivo. …
  3. Aumento dos seios. …
  4. Mudanças repentinas de humor. …
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. …
  6. Aumento da frequência urinária. …
  7. Cólica abdominal. …
  8. Atraso menstrual.

A confirmação da gravidez psicológica acontece por meio de exames de sangue, como Beta HCG, além de ultrassonografias, que confirmam a ausência de fetos no útero da paciente. É importante ressaltar que, na gravidez psicológica, a paciente não consegue acreditar que não está grávida.

Primeira semana de gravidez: 5 sintomas que podem surgir

  1. Cólicas abdominais. …
  2. Sensibilidade nas mamas. …
  3. Cansaço excessivo. …
  4. Variações de humor. …
  5. Repulsa para cheiros fortes.

Estou grávida, quero interromper a gravidez. O que devo fazer? A mulher deve dirigir-se ao Centro de Saúde a que pertence ou ao Hospital da sua área e pedir uma consulta de interrupção de gravidez. Se desejar pode recorrer a uma clínica privada reconhecida oficialmente.

Sim! Embora seja uma condição rara, a gravidez psicológica pode sim existir. Estima-se que uma em cada 22 mil gestações não seja real. Estamos falando da pseudociese, o nome científico para a gravidez psicológica.

As alterações no corpo e sensações típicas de uma gravidez biológica são praticamente idênticas às da gravidez psicológica. Enjoos, sonolência, desejos alimentares e ausência e/ou atraso da menstruação são sintomas das mulheres “grávidas” psicologicamente.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Como saber se houve fecundação

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

4 Sintomas da fecundação
Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil; Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil; Cansaço e sonolência excessiva; Seios inchados e doloridos.

Share.