
1 Resposta
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
Bronquite
A bronquite aguda geralmente manifesta-se por tosse com a duração de cerca de três semanas.
Enfisema
O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultado de alterações na estrutura do pulmão, que causa perda da superfície respiratória. Os principais sintomas de DPOC são: falta de ar, em geral persistente e que piora com esforço físico; e tosse crônica, com ou sem expectoração.
Asma
As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida.
Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.
A asma não tem cura, mas com o tratamento adequado os sintomas podem melhorar e até mesmo desaparecer ao longo do tempo.
As exacerbações ou crises agudas têm carácter episódico, embora a inflamação das vias aéreas seja crónica.
Câncer de pulmão
Como todos os outros tecidos e órgãos do corpo, o pulmão é composto por células. Normalmente, estas células se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada. Quando ocorre uma disfunção celular que altera esse processo, o organismo produz excesso de tecido, dando origem ao tumor.
Rinite
pessoa alérgica tem uma reação exagerada dos alérgenos e seu sistema imunológico reage de forma intensa a esses agentes invasores na tentativa de defesa do organismo. Quando acontece a crise de rinite alérgica, a pessoa apresenta obstrução nasal, coriza, coceira no nariz e espirros.
Sinusite
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação.
Tuberculose
Doença bacteriana infecciosa. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave.As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Gripe H1N1
Infecção respiratória em humanos causada por uma cepa de influenza que surgiu pela primeira vez nos porcos.A gripe suína foi reconhecida pela primeira vez na pandemia de 1919 e ainda circula como um vírus da gripe sazonal. A gripe suína é causada pela cepa de vírus H1N1, que começou em porcos.Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo.O tratamento típico inclui repouso, analgésicos e líquidos.
Pneumonia
Infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido.Na pneumonia, os sacos aéreos podem ficar cheios de líquido ou pus. A infecção pode ser fatal para qualquer pessoa, mas particularmente para bebês, crianças e pessoas com mais de 65 anos.Os sintomas incluem tosse com catarro ou pus, febre, calafrios e dificuldade respiratória.Os antibióticos podem tratar muitos tipos de pneumonia e alguns podem até ser evitados com vacinas.
COVID-19
O vírus que causa a COVID-19 é transmitido principalmente por meio de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou exala. Essas gotículas são muito pesadas para permanecerem no ar e são rapidamente depositadas em pisos ou superfícies.Você pode ser infectado ao inalar o vírus se estiver próximo de alguém que tenha COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
Mais perguntas de Enem
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.