Leia o fragmento abaixo, escrito pelo geógrafo Gilmar Mascare...

Melissamoraes

Leia o fragmento abaixo, escrito pelo geógrafo Gilmar Mascarenhas de Jesus, que relaciona, entre outros temas, industrialização, operariado e futebol. Em seguida, faça o que se pede.[...] em 1902, os paulistas organizam o primeiro campeonato de futebol no Brasil. No mesmo ano, surgem os primeiros campos de várzea, que logo se espalham pelos bairros operários; e já em 1908/1910 a várzea paulistana congregava vários e concorridos campeonatos, de forma que São Paulo não é apenas pioneira nacional no futebol "oficial", mas também (e sobretudo) no "futebol popular". É nesta cidade que, não por acaso, surge em 1910 aquele que, dentre os grandes clubes do futebol brasileiro, foi o primeiro a se formar a partir de uma base popular: o Sport Clube Corinthians Paulista. Inicialmente, o futebol varzeano era tomado como desordem, encontro de vadios a ser disciplinado ou mesmo perseguido pela polícia. A imprensa de época estabelece uma clara distinção entre o futebol das elites, elegante e bem organizado, e o futebol varzeano, como se fossem modalidades e práticas sociais completamente diferentes e até mesmo opostas. O próprio Corinthians encontrou grande resistência para ingressar na liga oficial da cidade. Por volta de 1920, entretanto, a atividade já havia se disseminado a tal ponto que não havia como reprimi-la. A difusão do futebol enquanto prática popular de entretenimento se insere na própria formação da classe operária paulistana, como elemento de sua cultura. Certamente, o grande número de imigrantes e operários contribuiu para a rápida popularização do futebol em São Paulo.
Nas palavras de Fátima Antunes:* * ANTUNES, Fátima Martin. Futebol de fábrica em São Paulo. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 1992. p. 92.
[...] A cidade vivia intensamente a experiência do trabalho fabril e passava a conhecer a necessidade imperativa de sociabilidade e lazer; sobretudo aos domingos. Os clubes de várzea mantinham equipes de futebol e promoviam atividades sociais. [...] [...] O fato de esta cidade concentrar um crescente número de estabelecimentos industriais favoreceu a difusão do "futebol de fábrica", incentivado pelas próprias empresas, como forma de cooptação do trabalhador, fazendo-o vestir a camisa da empresa. JESUS, Gilmar M. Várzeas, operários e futebol: uma outra Geografia. GEOgraphia. Niterói, vol. 4, nº 8, p. 88-89.

a) Que relações o autor estabelece entre a industrialização de São Paulo e a popularização do futebol nessa cidade?

b) Em que medida a prática do futebol refletia os conflitos sociais que marcaram o Brasil da Primeira República?

c) O que é várzea? Com base em seus conhecimentos de Geografia, levante hipóteses sobre os fatores topográficos e econômicos que teriam levado os clubes operários paulistanos a se estabelecer nessa região.

1 Resposta

1) de quem modo a imagem relaciona se com o texto ?

A imagem se relaciona com o texto por representar jogadoras da seleção brasileira de futebol feminino em campo, fazendo referência à exploração do tema do futebol pelas linhas abaixo.

2) segundo o texto o esporte passa a ser uma peça fundamental nessa construção de nação e nacionalidade brasileira. em sua opinião o futebol contribui para a construção da nacionalidade?justifique.

Sim! O futebol continua sendo uma das mais profundas ligações entre os brasileiros, alimentando uma identidade nacional ligada ao esporte que, desde a década de 1930, intensifica-se. É certo que as decepções recentes com a seleção brasileira acabam gerando uma certa rejeição, mas, ainda assim, quando os jogos iniciam, vê=se uma grande comoção em torno do desempenho dos jogadores.

3) em sua opinião o futebol feminino tem o mesmo reconhecimento que o masculino? justifique

Não. Na prática, é evidente que o futebol feminino acaba tendo menor reconhecimento, e isso se deve a uma série de fatores, mas, principalmente, pelo desinteresse da população em geral pelo esporte, o que gera baixa renda nos estádios e poucas visualizações na televisão.

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.