Orça de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é...

rodrigovtrn

Orça de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga. " (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181). REALE, G. ; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005. O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso. Alternativas:a)Trata-se de um trabalho desenvolvido como "hora-extra" e, portanto, posteriormente é feito um acerto. B)Esse trabalho extra desenvolvido pelo trabalhador lhe dá direito às férias. C)Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia. D)Marx aponta que esse trabalho não pago caracteriza um regime de escravidão. E)Marx não consegue entender o motivo dos trabalhadores trabalharem mais.

1 Resposta

Melissamoraes

1 -

Adorno e Horkheimer, que foram expoentes pensadores do Círculo de Viena,  afirmavam que a tendência capitalista era de massificar a cultura popular, retirando dela qualquer potencialidade política e dotando-a de valor de mercado e troca, naquilo que chamavam de indústria cultural.

Alternativa C.

2 -

Marx está falando neste trecho daquilo que chama de "Mais-Valia", ou seja, a prática capitalista de acordo com a qual o trabalhador "paga", por meio da sua produção, por tudo aquilo que consome em uma fração do tempo que trabalha, de modo que trabalha "para si mesmo" uma fração, e a outra trabalha para gerar lucros para o patrão, aumentando a distância entre o patrão e ele mesmo.

Alternativa C.

0

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.