Para poder desenvolver uma prática diferenciada no ensino de M...

Para poder desenvolver uma prática diferenciada no ensino de Matemática, é necessário, primeiramente, conhecer como o aluno e o professor encaram a realização desta prática, como no caso da resolução de problemas matemáticos. Diante disso, analise o estudo de caso a seguir:

Visão da professora Sola: Eu sempre penso e espero que os meus alunos tenham “gosto” pela Matemática. Não gosto de trabalhar de modo que os alunos olhem, para mim, e pensem: “Ah! Isso aí é um saco.” Espero que eles gostem do que estão fazendo, ou seja, que percebam que aprender e assistir aula de Matemática, não precisa ser uma coisa forçada. Por isso, procuro trabalhar geralmente em função de desafios, nunca chegar na aula e já dar as coisas prontas. Procuro por meio de exercícios, fazer com que eles busquem alguma coisa. Ofereço problemas do tipo que tenham base, de modo que o aluno possa responder com aquilo que, acredita conveniente e com base nessas respostas poder formalizar, determinado assunto que me propus a trabalhar.

SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema: um processo de conscientização. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, 2005 (p. 135). Disponível em: Acesso em: 05 abr. 2021.

Após a análise do estudo de caso, associe a forma de ensinar Matemática adotado pela professora aos estudos feitos na disciplina sobre o ensino de problemas matemáticos. Disserte sobre o assunto, e traga ao menos uma sugestão de ação pedagógica, que leve em conta o seguinte aspecto: como organizar e desenvolver atividade com os alunos de modo que possam questionar, levantar hipóteses, discutir, comunicar ideias e estabelecer relações, com o intuito de elaborar uma resposta coerente para cada situação problema apresentada, destacando as etapas principais de resolução de problemas na aula de Matemática.

Observação: não foi estipulada quantidade de linhas nessa atividade, o importante é você desenvolver o texto abrangendo tudo que foi solicitado, tudo bem?
Bom trabalho!

0 Respostas

KimberllyKethley está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.