Preciso de artigos jornalístico que fale de meio ambiente, sus...

Preciso de artigos jornalístico que fale de meio ambiente, sustentabilidade, e atual

1 Resposta

lelerj

O termo sustentabilidade obtem cada vez mais visibilidade e força nos diversos universos que ele transita.  Entendo que a sustentabilidade esta fortemente ligada ao processo de envolvimento de uma sociedade ambientalmente harmoniosa, socialmente ética, economicamente livre e igualitária. Acredo numa outra forma de organização, em qualidade de vida baseada em valores éticos e princípios de cooperação. São essas iniciativas e projetos que trarão transformação comunitária e ambientes mais favoráveis para esta geração e  a vindoura.

            Além das esferas ambientais, sociais e econômicas a sustentabilidade esta intimamente ligada a uma visão de mundo holística e uma percepção universal ampla da chamada realidade, do forte vínculo com um propósito e da responsabilidade com a grande mãe terra.

            Procurar ações que visam esta perspectiva é contribuir com um futuro mais livre, livre de ódio, competição, depressão, amargura, mentira, violência, pobreza espiritual, miséria moral e etc. Pois são ações que buscam harmonia, sustentabilidade, cooperação que traram melhores ventos para nossos filhos.

 O seu consumo é sustentável ? 

            A situação ambiental na Terra é uma questão delicada. Sabe-se que a poluição, o desmatamento, o aquecimento global, a perda da biodiversidade, entre outros, são grandes problemas que atinge a vida de todos, mundialmente. Por isso a questão: será que o seu consumo é sustentado por um planeta?

        Atualmente, qualquer ação humana causa um impacto, podendo ser ele positivo ou negativo. No intuito de minimizar os negativos surge o consumo consciente. Na escolha dos produtos diversos que consumimos podemos fazer muita diferença, muitos de nós não acreditamos no nosso poder financiador. Isto é preocupante, pois pessoas conscientes e coerentes com seu compromisso sócio-ambiental são a chave para consolidar as iniciativas ecológicas e fazer a diferença.

            Para começar, os consumidores devem se conscientizar do seu poder financiador e do poder que possuem sobre a economia local e mundial, determinando a demanda dos produtos e interferindo direta ou indiretamente em toda a cadeia de produção e comercio associada a um determinado produto. Deste modo, por meio de ações locais, da utilização deste catálogo, o consumidor consciente pode gerar mudanças globais, no rumo da sustentabilidade.

          A prática da produção e consumo conscientes, formado redes de comercio com base na economia solidária e comercio justo, pode ser considerada uma ótima ferramenta de organização urbana e rural.

         Deste modo o consumo consciente, junto com a mudança de hábitos que estão relacionados ao consumismo são meios para ter uma vida mais ecológica, socialmente justa e economicamente viável, além de ter mais autonomia na escolha dos produtos e ainda ter a consciência limpa.

Dicas para você avaliar seu objeto de consumo:

– Faça você mesmo: antes de comprar qualquer produto, avalie  se isto pode ser feito por você mesmo.

– Trocas: quando possível, priorizar as trocas de produtos e serviços locais.

– Origem: dê preferência à nacional, fabricada o mais próximo possível do local de comercialização, evitando assim o gasto de petróleo e os custosos fretes.

– Industria ou Produtor responsável: Certifique-se que o seu produto não contribui para a degradação do meio ambiente, escolha aqueles que se preocupam em minimizar estes impactos.

– Saúde: escolha com muito carinho seus alimentos, pois são eles que lhe dão saúde e vitalidade.

– Embalagens, energia e poluição: Considere minimizar a emissão de lixo, sendo ele reciclável ou não considerar e avalie a cadeia e todo o processo relacionado àquele produto.

– Corra atrás: sabemos que hoje são poucos os produtos que cumprem os pré requisitos citados anteriormente, mas é necessário fazer um esforço e procurar este tipo de informação sobre o produto ou serviço, exigindo das industrias, produtores e comerciantes. Se agrupar com outros consumidores conscientes-sustentáveis é também uma ótima forma de criar redes de comercio justo.

Agradecida pelo seu interesse! A partir de agora o mundo agradece sua atitude positiva.  ​

Mais perguntas de Pedagogia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.