2.Uma das imagens recorrentes no poema de Graça Graúna é a do...
2.Uma das imagens recorrentes no poema de Graça Graúna é a do colar a) Em sua opinião, o que esse objeto representa no contexto do poemab) E as contas do colar?
3. Alguns elementos da natureza são personificados no poema
a) Quais são esses elementos? b) De que forma e construída essa personificação?
4. Sente-se com um colega para refletir sobre a seguinte questão: O que as imagens poéticas e formas de representação presentes no poema podem revelar sobre a maneira de a poeta ver o mundo e de interpretá-lo? Em seguida, socializem suas impressões e observações com a turma, com ajuda do professor.
5. As contas do colar são de quatro cores diferentes: amarela, vermelha, branca e negra.
a) Em sua opinião, a que essas cores poderiam ser relacionadas no con texto do poema?
b) No poema, como o eu poético entende a relação entre essas qua
tro cores?
6. Releia estes versos.
As pedras do meu colar
são história e memória
são fluxos de espírito
de montanhas e riachos
de lagos e cordilheiras
de irmãos e irmãs
nos desertos da cidade
ou no seio da floresta
Considerando que no poenta ha referência u Amerindia America Lati na, a que povos ou tuições o eu poélico pode estar se referindo?
eles estes versos
Se não me reconhecem, pacienda
Haverion de continuar gritando
a angustia acumulada ha mais de 500 anos
a) O que podena levar o eu poético a supor não ser reconhecido?
b) Os 500 anos se referem a um fato historico importante para toda a América Latina Porque, segundo o eu poético, esse fato representa uma angustia acumulada
8.Releia o poema e reflita sobre a ideia dos sonhos dos excluidos Converse com outro colega sobre esse verso; em seguida, juntos, registrem as considerações no caderno al: Que relação se pode estabelecer entre a ideia de exclusão e a noção de sabi-representatiedage da qual fala Yanne Teles em seu artigo de opinião, na Leitura 1?
b) Como vocês explicariam o sentido da expressão ligados ao vento", relacionando-a com a ideia de exclusão?
9.Ha no poema referencias so começo ao fim da vide
a) Em que versos isso ocorre? b) De que modo o eu poético diz reagir a esses momentos?
10. Algumas estrofes do poema enfatizam determinado aspecto do posicionamento do eu poético
Associe as estrofes ao assunto que predomina em seus respectivos versos
a) estrofe 1
1. a dor de quem eu canto
b) estrofe 2
destrofe 3
Il apresentação
III o que el canto
d) estrofes 5 e 6
e) estrofe 7
IV. a luta
V encerramento
11:0 poema for escrito por uma escritora descendente do grupo indigena Potiguara Em sua opinião, qual é a importância desse fato na construção dos sentidos no texto?
3. Alguns elementos da natureza são personificados no poema
a) Quais são esses elementos? b) De que forma e construída essa personificação?
4. Sente-se com um colega para refletir sobre a seguinte questão: O que as imagens poéticas e formas de representação presentes no poema podem revelar sobre a maneira de a poeta ver o mundo e de interpretá-lo? Em seguida, socializem suas impressões e observações com a turma, com ajuda do professor.
5. As contas do colar são de quatro cores diferentes: amarela, vermelha, branca e negra.
a) Em sua opinião, a que essas cores poderiam ser relacionadas no con texto do poema?
b) No poema, como o eu poético entende a relação entre essas qua
tro cores?
6. Releia estes versos.
As pedras do meu colar
são história e memória
são fluxos de espírito
de montanhas e riachos
de lagos e cordilheiras
de irmãos e irmãs
nos desertos da cidade
ou no seio da floresta
Considerando que no poenta ha referência u Amerindia America Lati na, a que povos ou tuições o eu poélico pode estar se referindo?
eles estes versos
Se não me reconhecem, pacienda
Haverion de continuar gritando
a angustia acumulada ha mais de 500 anos
a) O que podena levar o eu poético a supor não ser reconhecido?
b) Os 500 anos se referem a um fato historico importante para toda a América Latina Porque, segundo o eu poético, esse fato representa uma angustia acumulada
8.Releia o poema e reflita sobre a ideia dos sonhos dos excluidos Converse com outro colega sobre esse verso; em seguida, juntos, registrem as considerações no caderno al: Que relação se pode estabelecer entre a ideia de exclusão e a noção de sabi-representatiedage da qual fala Yanne Teles em seu artigo de opinião, na Leitura 1?
b) Como vocês explicariam o sentido da expressão ligados ao vento", relacionando-a com a ideia de exclusão?
9.Ha no poema referencias so começo ao fim da vide
a) Em que versos isso ocorre? b) De que modo o eu poético diz reagir a esses momentos?
10. Algumas estrofes do poema enfatizam determinado aspecto do posicionamento do eu poético
Associe as estrofes ao assunto que predomina em seus respectivos versos
a) estrofe 1
1. a dor de quem eu canto
b) estrofe 2
destrofe 3
Il apresentação
III o que el canto
d) estrofes 5 e 6
e) estrofe 7
IV. a luta
V encerramento
11:0 poema for escrito por uma escritora descendente do grupo indigena Potiguara Em sua opinião, qual é a importância desse fato na construção dos sentidos no texto?
1 Resposta
resposta:2a)a colar representa a união dos excluídos
B) Espera-se que os alunos respondam que as contas do colar pedem representar as pessoas
3 A) A terra ,o sol , a lua e o vento
B) O eu poético estabelece relações familiares, pessoas com a natureza , como irmão sol , irmão lua , irmão vento e a mãe terra
Explicação: desculpa não sei o resto mais espero ter ajudado respondendo essa
Mais perguntas de Português
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.