Interpretação do texto 1. No caderno, reescreva o primeiro verso organizando-o na ordem direta. Em seguida, releia o texto e responda: de que trata o poema? 2. O poema em estudo é um rondel (ou rondó), forma poética da França medieval composta de três estrofes: as duas primeiras de quatro versos (quartetos) e a última de cinco versos (uma quintilha). O rondel traz no próprio nome a ideia de redondo, de circular (a palavra vem do francês antigo, rondeau, cuja raiz, rond, significa “redondo”, “em forma de roda”). Identifique como se dá essa circularidade no poema, verificando que versos se repetem e em quais posições. 3. Outra característica do rondel é a musicalidade, elemento essencial da estética literária adotada por Camilo Pessanha. a) Identifique o esquema de rimas do poema em estudo. Em seguida, copie no caderno as palavras finais de cada verso. b) Ao longo do poema, verifica-se a repetição de certas vogais, que, por serem tônicas, fortes, acabam provocando um relevante efeito sonoro. A esse tipo de repetição dá- -se o nome de assonância. Releia alguns versos que mostram o uso desse recurso: “Só, incessante, um som de flauta chora, Viúva, grácil, na escuridão tranquila, — Perdida voz que de entre as mais se exila, — Festões de som dissimulando a hora. Na orgia, ao longe, que em clarões cintila E os lábios, branca, do carmim desflora… Só, incessante, um som de flauta chora, Viúva, grácil, na escuridão tranquila.” A assonância presente nos versos desse poema produz um efeito de sentido que reforça, na forma poética, um dos elementos de seu conteúdo. Copie no caderno a continuação adequada para esta frase: considerando que uma característica das vogais é serem produzidas pela passagem livre do ar pela boca, é possível associar o uso da assonância no poema: ▸ à tranquilidade da escuridão, uma imagem que se repete ao longo dos versos. ▸ ao som incessante da flauta, um instrumento de sopro. X ▸ aos lábios e aos beijos, que representam um sentimento de liberdade. c) A aliteração, outro recurso presente na forma poética, consiste na repetição de sons consonantais, geralmente na mesma posição, em diferentes palavras de um verso ou ao longo dos versos de um poema. No caderno, copie três versos do poema de Camilo Pessanha com exemplos de aliteração. Destaque com cores diferentes os sons consonantais que se repetem. Veja o modelo: “Só, incessante, um som de flauta chora, Festões de som dissimulando a hora.” Willian Santiago/Arquivo da Editora 4. Releia o primeiro verso do poema: “Só, incessante, um som de flauta chora,” A presença do som solitário e incessante da flauta envolve o eu lírico a ponto de este personificar o som do instrumento. Ou seja, o eu lírico atribui ao som (um elemento inanimado) uma ação que é humana: chorar. a) Releia o poema e copie no caderno trechos ou palavras que contenham outras características humanas (personificação) atribuídas ao som da flauta. b) A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no uso de uma palavra ou expressão no lugar de outra com a qual aquela mantém uma relação de proximidade de significado. Por exemplo, na frase “Respeite meus cabelos brancos”, a expressão cabelos brancos foi usada no lugar de idade avançada, velhice, etc. Pode-se dizer que o som da flauta é uma metonímia para algo que não é nomeado no poema. Considerando o conceito de metonímia aqui exposto e sua resposta ao item anterior, explique a que provavelmente se refere a metonímia do som da flauta.
1 Resposta
3-Escreva no caderno a fração correspondente na sua forma mais simples:a)
30%
30 (:10) = 3
100 (:10) 10
b)
45%
45 (:5) = 9
100 (:5) 20
c)
17% = 17
100
d)
60% = 60 (:20) = 3
100 (:20) 5
e)
2% = 2 (:2) = 1
100 (:2) 50
Bate Papo
O que significa 150%? E 200%?
150% = 150 = 1,5 quer dizer: 1 vez e meia certa quantidade
100
200% = 200 = 2 quer dizer 2 vezes certa quantidade
100
4-Em seu caderno,copie e transforme a fração dada em uma fração equivalente com o denominador 100.Depois,escreva-a na forma de porcentagem.
a)
3 = x
4 100
4x = 3.100
4x = 300
x = 300/4
x = 75
x = 75 = 75%
100 100
b)
4 = x
5 100
5x = 4.100
5x = 400
x = 400/5
x = 80
80 = 80%
100
C)
14 = x = 35 = 35%
40 100 100
40.x = 14.100
x = 14.100 (:20) = 14.5 = 70 = 35
40 (:20) 2 2
D)
4 = x = 16 = 16%
25 100 100
25x = 4.100
x = 4.100 (:25) = 4.4 = 16
25 (:25) 1
e)
27 = x = 54 = 54%
50 100 100
50.x = 27.100
x = 27.100 = 27. 2 = 54
50
f)
8 = x = 4 = 4%
200 100 100
8.100 = 200.x
8.1 = 2x
8 = 2x
2x = 8
x = 4
5- Copie e complete no caderno com porcentagem.Lembre-se de que o total em porcentagem e 100%.
a) Um carro já percorreu 60% de um percurso..Para completar o percurso ainda tem de percorrer 40% dele.
x + 60 = 100
x = 100 - 60
x = 40%
b) em um cidade,55%são homens.então, 45% são mulheres.
55 + x = 100
x = 100 - 55
x = 45 %
c) Marcio e pedreiro e já cimentou 80% de uma parede então ainda falta cimentar 20% da parede.
x + 80 = 100
x = 100 - 80
x = 20%
d) em uma sessão de cinema foram ocupadas 92% das poltronas.desse modo, 8% das poltronas ficaram vazias.
x + 92 = 100
x = 100 - 92
x = 8%
30%
30 (:10) = 3
100 (:10) 10
b)
45%
45 (:5) = 9
100 (:5) 20
c)
17% = 17
100
d)
60% = 60 (:20) = 3
100 (:20) 5
e)
2% = 2 (:2) = 1
100 (:2) 50
Bate Papo
O que significa 150%? E 200%?
150% = 150 = 1,5 quer dizer: 1 vez e meia certa quantidade
100
200% = 200 = 2 quer dizer 2 vezes certa quantidade
100
4-Em seu caderno,copie e transforme a fração dada em uma fração equivalente com o denominador 100.Depois,escreva-a na forma de porcentagem.
a)
3 = x
4 100
4x = 3.100
4x = 300
x = 300/4
x = 75
x = 75 = 75%
100 100
b)
4 = x
5 100
5x = 4.100
5x = 400
x = 400/5
x = 80
80 = 80%
100
C)
14 = x = 35 = 35%
40 100 100
40.x = 14.100
x = 14.100 (:20) = 14.5 = 70 = 35
40 (:20) 2 2
D)
4 = x = 16 = 16%
25 100 100
25x = 4.100
x = 4.100 (:25) = 4.4 = 16
25 (:25) 1
e)
27 = x = 54 = 54%
50 100 100
50.x = 27.100
x = 27.100 = 27. 2 = 54
50
f)
8 = x = 4 = 4%
200 100 100
8.100 = 200.x
8.1 = 2x
8 = 2x
2x = 8
x = 4
5- Copie e complete no caderno com porcentagem.Lembre-se de que o total em porcentagem e 100%.
a) Um carro já percorreu 60% de um percurso..Para completar o percurso ainda tem de percorrer 40% dele.
x + 60 = 100
x = 100 - 60
x = 40%
b) em um cidade,55%são homens.então, 45% são mulheres.
55 + x = 100
x = 100 - 55
x = 45 %
c) Marcio e pedreiro e já cimentou 80% de uma parede então ainda falta cimentar 20% da parede.
x + 80 = 100
x = 100 - 80
x = 20%
d) em uma sessão de cinema foram ocupadas 92% das poltronas.desse modo, 8% das poltronas ficaram vazias.
x + 92 = 100
x = 100 - 92
x = 8%
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