Leia o texto que segue sobre a literatura de cordel:
“Dentre a diversidade de expressões da cultura popular está a literatura. No cenário da literatura feita de forma popular, o cordel destaca-se. Com forte presença no nordeste, o cordel, nascido em terras europeias, carrega hoje traços tipicamente brasileiros.
Esta literatura traz em seus folhetos histórias fantásticas, comédias, romances. Sempre utilizando uma linguagem acessível e cheia de ritmo; o que facilita a transmissão e assimilação de seu conteúdo por parte dos leitores e/ou ouvintes.
Mas não é apenas ao imaginário que os cordelistas emprestam seus versos. Entre o conteúdo informacional dos folhetos estão assuntos ligados à política, educação, história, problemas sociais e de ordem pública e temas ligados à saúde e medicina preventiva.[...]”
Fonte: TENÓRIO, C. M.; BARBOSA, C. C.; ASSIS, R. A. de. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-21, jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016.
A respeito da literatura de cordel, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No cordel são abordados assuntos de ordem social, política, cultural, bem como expressa-se a opinião de seus autores e dos grupos a que representam.
PORTANTO
II. Essa forma de manifestação literária possui um claro teor didático e educativo, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e socialmente ativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma conclusão correta da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma conclusão correta da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.
“Dentre a diversidade de expressões da cultura popular está a literatura. No cenário da literatura feita de forma popular, o cordel destaca-se. Com forte presença no nordeste, o cordel, nascido em terras europeias, carrega hoje traços tipicamente brasileiros.
Esta literatura traz em seus folhetos histórias fantásticas, comédias, romances. Sempre utilizando uma linguagem acessível e cheia de ritmo; o que facilita a transmissão e assimilação de seu conteúdo por parte dos leitores e/ou ouvintes.
Mas não é apenas ao imaginário que os cordelistas emprestam seus versos. Entre o conteúdo informacional dos folhetos estão assuntos ligados à política, educação, história, problemas sociais e de ordem pública e temas ligados à saúde e medicina preventiva.[...]”
Fonte: TENÓRIO, C. M.; BARBOSA, C. C.; ASSIS, R. A. de. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-21, jan. 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016.
A respeito da literatura de cordel, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. No cordel são abordados assuntos de ordem social, política, cultural, bem como expressa-se a opinião de seus autores e dos grupos a que representam.
PORTANTO
II. Essa forma de manifestação literária possui um claro teor didático e educativo, contribuindo para a formação de sujeitos críticos e socialmente ativos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma conclusão correta da I.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma conclusão correta da I.
C)
A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.
1 Resposta
Mais perguntas de Português
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.