Um menino com 9 anos de idade, aluno do 4º anodo ensino fundam...

Um menino com 9 anos de idade, aluno do 4º anodo ensino fundamental, foi levado pela mãe paraavaliação fonoaudiológica. Ela relata que o filho émuito desastrado, costuma esbarrar nos objetos, queixa-se de dores de cabeça ao estudar e não gostade escrever. Na avaliação fonoaudiológica, observouse leitura silabada, trocas na escrita por traço desonoridade, espelhamento de letras, inversão deletras nas sílabas e de sílabas nas palavras, dificuldadena organização de ideias para formar um texto etrocas na fala, como gato --> /‘Katu/, bolo´--> /‘polu/,zebra --> /‘seba/ e janela --> /¿a’nεla/.Com relação a esse caso, avalie as condutas descritasa seguir, a serem adotadas pelo fonoaudiólogo. I. Encaminhar o menino para avaliação neurológica, oftalmológica e otorrinolaringológica, a fim de seinvestigar possíveis alterações. II. Trabalhar os processos de dessonorização, fazendo correspondência fonema-grafema. III. Orientar a família a incentivar a leitura e aescrita fora do contexto escolar.É correto o que se afirma emA I, apenas. B III, apenas. C I e II, apenas. D II e III, apenas. E I, II e III.

#ENADE

1 Resposta

Alexandre

As afirmativas corretas são I, II e III. Letra E.

Para a resolução da questão, é preciso considerar a abrangência dos aspectos da linguagem, de forma a contemplar tanto a parte da leitura quanto a parte da escrita também, que englobam, em especial, a linguagem oral.

Em que são abordados todos os processos avaliativos, considerando a reflexão a respeito da conduta do profissional fonoaudiólogo, levando em conto os encaminhamentos precisos e também a orientação familiar.

Bons estudos!

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.