(Urgente)Ao longo da história da Arte, a arquitetura foi utilizada como forma de referenciar a cultura material dos
diversos povos e estéticas que se sucederam ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esta linguagem
esteve associada à construção de templos que cumpriam funções místicas e religiosas como o santuário de
Stone Henge na Inglaterra do período neolítico, as pirâmides egípcias, construídas entre os anos 2.600 e
2300, a. C, aproximadamente e as catedrais católicas, erguidas entre o séc. V e o século XVI, todos
construídos em épocas em que a religião influenciava o Estado. A partir do século XX, com a definitiva
afirmação do Estado moderno, a valorização do mercado da Arte, o interesse das empresas em patrocinar
iniciativas culturais e a aproximação entre arte e entretenimento promoveram:
(A) o interesse pelo resgate do padrão de construção de templos religiosos, onerando o Estado, porém
preservando o costume cultural religioso.
(B) a decadência da cultura arquitetônica, empobrecendo as grandes cidades que se transformaram em
“selvas de pedra”.
(C) a privatização dos aparelhos culturais, transferindo para o setor privado o interesse em construir e
manter os espaços culturais.
(D) as parcerias público-privadas, nas quais o Estado constrói o templo religioso ou centro cultural e as
associações civis administram os prédios.
(E) um novo modelo de construções de interesse coletivo e cultural como os museus, salas de concertos,
teatros e centros culturais presentes nos grandes centros urbanos.
diversos povos e estéticas que se sucederam ao longo do desenvolvimento da humanidade. Esta linguagem
esteve associada à construção de templos que cumpriam funções místicas e religiosas como o santuário de
Stone Henge na Inglaterra do período neolítico, as pirâmides egípcias, construídas entre os anos 2.600 e
2300, a. C, aproximadamente e as catedrais católicas, erguidas entre o séc. V e o século XVI, todos
construídos em épocas em que a religião influenciava o Estado. A partir do século XX, com a definitiva
afirmação do Estado moderno, a valorização do mercado da Arte, o interesse das empresas em patrocinar
iniciativas culturais e a aproximação entre arte e entretenimento promoveram:
(A) o interesse pelo resgate do padrão de construção de templos religiosos, onerando o Estado, porém
preservando o costume cultural religioso.
(B) a decadência da cultura arquitetônica, empobrecendo as grandes cidades que se transformaram em
“selvas de pedra”.
(C) a privatização dos aparelhos culturais, transferindo para o setor privado o interesse em construir e
manter os espaços culturais.
(D) as parcerias público-privadas, nas quais o Estado constrói o templo religioso ou centro cultural e as
associações civis administram os prédios.
(E) um novo modelo de construções de interesse coletivo e cultural como os museus, salas de concertos,
teatros e centros culturais presentes nos grandes centros urbanos.
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