Experimentando estímulos diferentes! Você vai precisar de frascos numerados e recipientes para acondicionar as substâncias, alimentos e objetos a serem
identificados, e uma venda (ou aquelas máscaras para dormir). O ideal é que o
participante (quem vai fazer os testes) esteja com os olhos vendados.
Estação 1: identifique a substância pelo cheiro! Separe três frascos (com tampa)
e coloque substâncias com cheiro bem característico. Sugestão: um tempero (cravo,
canela, manjericão, alecrim,...); um produto de limpeza (sabão em pó, por exemplo);
um cheiro intenso (álcool, vinagre,...). Você deve conduzir o frasco até as
proximidades da narina do participante, destapá-lo e solicitar que ele identifique a
substância pelo cheiro.
Estação 2: identifique os alimentos pelo gosto! Coloque em um recipiente (ou
frascos separados também) alimentos com gostos bem característicos, em pedaços
pequenos e de preferência, semelhantes. Sugestão: uma fruta cítrica (mais azeda),
um chocolate popular (mais doce); queijo, salames ou castanhas (salgado e mais
gorduroso). Você deve colocar o alimento na cavidade bucal do participante e solicitar
que ele identifique a substância pelo gosto (o ideal é usar luvas).
Estação 3: identifique os objetos pelo tato! Coloque em um recipiente, objetos com
características táteis bem distintas e evidentes. Sugestão: “geleca” de criança (mole
e fria), um objeto metálico (duro e frio), uma bucha vegetal ou pedra- pome (áspera).
Você deve colocar o objeto nas mãos do participante e solicitar que ele o identifique.
Estação Identificação
1 cheiros…
2 gostos…
3 tato…
Agora pense... Como os tipos de receptores e os diferentes sentidos relacionam-se...
2. Experimentando as sensações térmicas:
Você vai precisa de três frascos numerados para acondicionar água em
diferentes temperaturas. O tamanho dos frascos deve permitir a inserção completa da
mão. O ideal é que o participante esteja com os olhos vendados.
Frasco 1= água gelada – Frasco 2= água ambiente – Frasco 3 = água quente.
1) Mergulhe a mão esquerda do participante no frasco 1 e peça para que ele
avalie a temperatura; a seguir mergulhe a mesma mão e faça a mesma
solicitação para o frasco 2.
2) Mergulhe a mão direita do participante no frasco 3 e peça para que ele avalie
a temperatura; a seguir mergulhe a mesma mão e faça a mesma solicitação
para o frasco 2.
Estação Sensação térmica
Teste 1
Teste 2
3. Percebendo o tato!
A acuidade é a capacidade de distinguir detalhes finos de uma determinada
modalidade sensorial. No tato, a acuidade pode ser avaliada pelo teste de
discriminação de dois pontos, que determina a menor separação que permite a
distinção de dois pontos de estimulação em diferentes partes do corpo. Pegue um
compasso e, variando de forma controlada a distância entre as duas pontas, toque de
forma leve o seu participante nas diferentes regiões do corpo listadas na tabela e anote
a cada estimulação se ele discrimina um ou dois pontos. Você deve começar com o
compasso fechado, abrindo-o gradativamente (1-2-5 cm) até que o indivíduo
submetido ao teste sinta e relata ter sentido o toque como dois pontos. Para a coleta
dos dados, o indivíduo testado deve estar sentado, de olhos fechados, com plena
atenção às sensações táteis.
Local/Abertura(cm) Fechado(0 cm) 1 cm 2 cm 5 cm
Dedo polegar
Dedo indicador
Palma da mão
Bochecha
Antebraço
Dorso
Panturrilha
O limiar de discriminação de dois pontos varia conforme a área estimulada? Por quê?
Baseado nesse experimento...
Você consegue explicar como funciona o sistema Braille?
Resp:
Todos os dedos são igualmente eficientes para a leitura Braille? Se não, qual seria o melhor?
Resp:
identificados, e uma venda (ou aquelas máscaras para dormir). O ideal é que o
participante (quem vai fazer os testes) esteja com os olhos vendados.
Estação 1: identifique a substância pelo cheiro! Separe três frascos (com tampa)
e coloque substâncias com cheiro bem característico. Sugestão: um tempero (cravo,
canela, manjericão, alecrim,...); um produto de limpeza (sabão em pó, por exemplo);
um cheiro intenso (álcool, vinagre,...). Você deve conduzir o frasco até as
proximidades da narina do participante, destapá-lo e solicitar que ele identifique a
substância pelo cheiro.
Estação 2: identifique os alimentos pelo gosto! Coloque em um recipiente (ou
frascos separados também) alimentos com gostos bem característicos, em pedaços
pequenos e de preferência, semelhantes. Sugestão: uma fruta cítrica (mais azeda),
um chocolate popular (mais doce); queijo, salames ou castanhas (salgado e mais
gorduroso). Você deve colocar o alimento na cavidade bucal do participante e solicitar
que ele identifique a substância pelo gosto (o ideal é usar luvas).
Estação 3: identifique os objetos pelo tato! Coloque em um recipiente, objetos com
características táteis bem distintas e evidentes. Sugestão: “geleca” de criança (mole
e fria), um objeto metálico (duro e frio), uma bucha vegetal ou pedra- pome (áspera).
Você deve colocar o objeto nas mãos do participante e solicitar que ele o identifique.
Estação Identificação
1 cheiros…
2 gostos…
3 tato…
Agora pense... Como os tipos de receptores e os diferentes sentidos relacionam-se...
2. Experimentando as sensações térmicas:
Você vai precisa de três frascos numerados para acondicionar água em
diferentes temperaturas. O tamanho dos frascos deve permitir a inserção completa da
mão. O ideal é que o participante esteja com os olhos vendados.
Frasco 1= água gelada – Frasco 2= água ambiente – Frasco 3 = água quente.
1) Mergulhe a mão esquerda do participante no frasco 1 e peça para que ele
avalie a temperatura; a seguir mergulhe a mesma mão e faça a mesma
solicitação para o frasco 2.
2) Mergulhe a mão direita do participante no frasco 3 e peça para que ele avalie
a temperatura; a seguir mergulhe a mesma mão e faça a mesma solicitação
para o frasco 2.
Estação Sensação térmica
Teste 1
Teste 2
3. Percebendo o tato!
A acuidade é a capacidade de distinguir detalhes finos de uma determinada
modalidade sensorial. No tato, a acuidade pode ser avaliada pelo teste de
discriminação de dois pontos, que determina a menor separação que permite a
distinção de dois pontos de estimulação em diferentes partes do corpo. Pegue um
compasso e, variando de forma controlada a distância entre as duas pontas, toque de
forma leve o seu participante nas diferentes regiões do corpo listadas na tabela e anote
a cada estimulação se ele discrimina um ou dois pontos. Você deve começar com o
compasso fechado, abrindo-o gradativamente (1-2-5 cm) até que o indivíduo
submetido ao teste sinta e relata ter sentido o toque como dois pontos. Para a coleta
dos dados, o indivíduo testado deve estar sentado, de olhos fechados, com plena
atenção às sensações táteis.
Local/Abertura(cm) Fechado(0 cm) 1 cm 2 cm 5 cm
Dedo polegar
Dedo indicador
Palma da mão
Bochecha
Antebraço
Dorso
Panturrilha
O limiar de discriminação de dois pontos varia conforme a área estimulada? Por quê?
Baseado nesse experimento...
Você consegue explicar como funciona o sistema Braille?
Resp:
Todos os dedos são igualmente eficientes para a leitura Braille? Se não, qual seria o melhor?
Resp:
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