Leia o excerto a seguir. “De maneira geral, o IFRS 9/CPC 48 tr...

Leia o excerto a seguir. “De maneira geral, o IFRS 9/CPC 48 trata da mensuração e da classificação dos instrumentos financeiros, conforme definidos pelo IAS 32/CPC 39. Um instrumento financeiro decorre de um contrato entre duas ou mais partes interessadas em realizar determinada transação de transferência de recursos. Contrato, de acordo com a definição do IAS 32/CPC 39, é um acordo entre duas ou mais partes que reconhecem claramente que elas têm pouco, ou nenhum, critério para evitar os efeitos econômicos desse acordo, porque, normalmente, o acordo é obrigatório nos termos da lei. Os contratos e, por consequência, os instrumentos financeiros podem assumir uma diversidade de formas e não precisam necessariamente estar escritos”.

GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 11.

A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre CPC 48, é correto afirmar que os ativos financeiros e os passivos financeiros devem apresentar:
informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis.
o valor de resultado líquido do exercício na data das demonstrações.
o valor presente líquido na venda e na compra.
o valor do custo de oportunidade do capital.
o valor de resultados abrangentes na data das demonstrações.

1 Resposta

Kauany

Alternativa Correta: D

A transação em moeda estrangeira surge e é liquidada em moeda estrangeira incluindo outras transações de acordo o estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC T7) para os efeitos das mundanças nas taxas de câmbio e conversão das demostrações contábeis.

Na NBC se estabelece que as transações em moeda estrangeira surgem em esse tipo de moeda quando:

Na compra ou venda produtos/serviços, onde o preço é estabelecido em moeda estrangeira.Os valores a pagar ou a receber de um emprestimo é estabelecido em moeda estrangeira.De qualquer forma que se adquire, dispõe, liquida ou incorre em ativos ou passivos estabelecidos em uma moeda estrangeira.​

Mais perguntas de Contabilidade





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.