O CASO. Benjamim, é um advogado inscrito na OAB/SP com...

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O CASO. Benjamim, é um advogado inscrito na OAB/SP com o número 54321 e muito atuante na cidade de Quiririm do Sul (fictício), localizada na Comarca de Taubaté, no interior do estado de São Paulo. Cidadão exemplar daquela cidade, está em dia com suas obrigações eleitorais e possui o título de eleitor de número 123456. Este ano, uma atitude do prefeito de sua cidade o deixou absolutamente revoltado. Sob a alegação de estarmos em um estado emergencial em razão da pandemia de COVID19, o Prefeito Sr. Salame decidiu construir um novo estádio de futebol, o terceiro da cidade, e o fez sem qualquer licitação, contratando de forma direta a Empreiteira e Construtora Funeral, de propriedade de seu irmão Luiz Copa. Por meio de um Decreto Municipal (171/2021), o Prefeito contratou o Empreiteira e Construtora Funeral alegando a dispensa de licitação em razão da pandemia e apontou que a empresa era de confiança pessoal dele e que assim deveria iniciar as obras imediatamente, sem qualquer concorrência prévia. A obra teve o valor orçado em R$ 2,5 milhões e consumi

1 Resposta

G3

Parece que o prefeito da cidade de Quiririm do Sul, sob a alegação de estado emergencial devido à pandemia de COVID-19, contratou diretamente uma empreiteira de propriedade de seu irmão para construir um novo estádio de futebol, sem realizar licitação. Esta contratação foi formalizada através de um decreto municipal e o valor da obra foi orçado em R$ 2,5 milhões.

Aspectos Jurídicos e Possíveis Ações

I. Irregularidades na Contratação Direta

Dispensa de Licitação:

Legalidade: A Lei 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) permite a dispensa de licitação em casos de emergência ou calamidade pública. No entanto, é necessário que a situação de emergência seja justificada de forma clara e que a contratação direta seja imprescindível para solucionar o problema de maneira imediata.

Abuso de Poder: A construção de um estádio de futebol, principalmente sendo o terceiro da cidade, dificilmente pode ser justificada como uma necessidade emergencial relacionada à pandemia de COVID-19.

Conflito de Interesses:

Nepotismo: A contratação de uma empresa de propriedade do irmão do prefeito levanta sérias preocupações sobre conflito de interesses e nepotismo. A Lei 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa) proíbe ações que configurem enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário ou atentem contra os princípios da administração pública.

II. Medidas que Benjamim Pode Adotar

Denúncia ao Ministério Público:

Benjamim pode apresentar uma denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo relatando as irregularidades na contratação, a possível falta de justificativa para a dispensa de licitação e o conflito de interesses.

Ação Popular:

Como cidadão, Benjamim pode impetrar uma ação popular (prevista no Art. 5º, LXXIII da Constituição Federal) visando anular o ato lesivo ao patrimônio público e à moralidade administrativa.

Representação junto ao Tribunal de Contas:

Benjamim pode fazer uma representação ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que tem a competência para fiscalizar a legalidade dos atos administrativos e pode instaurar uma auditoria ou inspeção especial.

Petição na Câmara Municipal:

Ele pode também peticionar à Câmara Municipal para que os vereadores fiscalizem o ato do Executivo e, se necessário, instaurem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a contratação.

III. Potenciais Consequências para o Prefeito

Improbidade Administrativa:

Se for constatado que houve irregularidades na contratação, o prefeito pode ser responsabilizado por improbidade administrativa, podendo ser sujeito a sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, multa civil, entre outras.

Responsabilidade Penal:

Dependendo dos fatos apurados, o prefeito e outros envolvidos podem responder por crimes previstos na Lei de Licitações (Lei 8.666/1993), como fraude em licitação, e outros crimes como corrupção passiva, prevaricação, etc.

Considerações Finais

A situação descrita apresenta vários indícios de irregularidades que podem configurar ilegalidades graves. Benjamim, como advogado e cidadão, tem diversas ferramentas jurídicas à sua disposição para contestar a decisão do prefeito e proteger os interesses da coletividade.

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