No processo de inclusão, é indispensável neutralizar e, se pos...

No processo de inclusão, é indispensável neutralizar e, se possível, eliminar as inúmeras barreiras existentes. Além das barreiras sociais, existem também as relacionadas ao espaço físico e às práticas referentes aos procedimentos pedagógicos.

Quando temos um aluno que apresenta deficiência física ou múltiplas, os professores em geral terão como grandes desafios estas duas últimas barreiras citadas, referentes ao espaço físico e as práticas referentes aos procedimentos pedagógicos.

Refletir sobre como o ambiente escolar, pode ser adaptado para acomodar os alunos com deficiência física bem como sobre as adaptações das atividades propostas é tarefa de de todos os professores que almejam conquistar melhores resultados e minimizar as barreiras espaciais e de aprendizagem.

Você como um profissional da Educação Especial, no contexto escolar que almeja romper paradigmas e fazer a diferença na vida das crianças com deficiência física. Neste ano letivo, você vai ministrar aulas para uma turma do 6.º ano do Ensino Fundamental II, que tem um aluno com paralisia cerebral (hemiparesia) e um cadeirante com lesão medular na vértebra cervical (tetraplegia). Então, responda:

a) Quais barreiras físicas você considera como fatores que possam impedir a completa participação dos deficientes físicos nas aulas de Educação Física escolar e como elas podem ser minimizadas?

b) Descreva quais tipos de materiais podem ser utilizados/adaptados pelo professor no caso do aluno com hemiparesia e lesão medular.

c) Cite outras adaptações que você considera essenciais para promover a participação plena dos deficientes físicos durante as aulas e justifique sua resposta.

Escreva sua resposta no campo abaixo:

0 Respostas

Rayssa Luz está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Ed. Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.