A vitimologia é um ramo da criminologia que retrata a evolução da vítima no deslinde penal, sendo o ápice de sua redescoberta, tendo em vista que anteriormente a sociedade tinha seus olhos voltados tão somente para o transgressor, ao invés de demonstrar compaixão pelo ofendido. Quando ocorre a falta de amparo da família, dos colegas de trabalho e dos amigos, e a própria sociedade não acolhe a vítima, incentivando-a a não denunciar o delito às autoridades, ocorre o que se chama de cifra negra.
Que tipo de vitimização é esse?
A) Secundária.
B) Primária.
C) Descaracterizada.
D) Terciária.
Que tipo de vitimização é esse?
A) Secundária.
B) Primária.
C) Descaracterizada.
D) Terciária.
2 Respostas
A respeito da neutralização da vítima, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra C: A atuação do Estado a fim de evitar a vingança privada.
- A vingança privada consiste na reparação dos danos sofridos pela própria vítima, sem a tutela do Estado como ente conciliador. Assim, a vingança e a punição eram praticadas de modo indiscriminado, o que desconfigurava a natureza reparatória em sua justa medida.
- a) Incorreta. A reinserção social da vítima não se refere à neutralização da vítima.
- b) Incorreta. O abandono da vítima também não se constitui em aspecto ligado à neutralização da vítima.
- d) Incorreta. A reparação do dano material e a neutralização da vítima não estão relacionadas.
Neutralização da vítima
O processo de neutralização da vítima surge no século XII, quando o modo de vida feudal passa a vivenciar uma crise e surge o processo penal da inquisição e das Cruzadas. Neste período, o papel da vítima deixou de ser ativo, e os julgamentos passaram a ser mantidos pelo soberano, de forma a garantir a isonomia na resolução dos conflitos criminais.
Saiba mais sobre história da justiça em:
#SPJ1

Mais perguntas de Ed. Técnica
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.