Suponha que você se encontra na situação de um Engenheiro Civi...

Sabrinabrandao

Suponha que você se encontra na situação de um Engenheiro Civil que presta consultoria, e seu trabalho é indicar qual tipo de pavimento e arranjo de camadas deve ser utilizado para as três seguintes situações: ■ Uma faixa de uso exclusivo para transporte de carga pesada e ônibus.

■ Rodovia federal de quatro pistas, que interliga um grande centro a uma cidade-polo litorânea, com forte atuação turística, com jazida de material granular de alta resistência abundante perto da região em que será implantado o pavimento.

■ Reforma em via expressa de grande centro urbano, pavimentada com asfalto há oito anos.

Quais seriam as suas indicações? Justifique-as.

1 Resposta

rayanavillela

É importante lembrar que, para esse tipo de problema qualitativo de engenharia, existem várias soluções possíveis. Não existe solução unívoca para esse tipo de caso.

Tráfego pesado combina com pavimento com revestimento em concreto, pois o concreto absorve grande parte das solicitações impostas ao pavimento e dispersa essa pressão para a sub-base e subleito.

Uma via para uso exclusivo de transporte de cargas pesadas está diretamente vinculado à importação, exportação e comércio de insumos importantes para a indústria, logo, é importante investir em um pavimento de longa durabilidade e com pouca manutenção, o que garante um tráfego sempre operante.

Tráfego pesado também gera patologias comuns em pavimentos asfálticos, como trilha de rodas e escorregamentos laterais, também por isso é indicado o pavimento rígido para esse caso.

 

Uma rodovia federal que leva ao litoral indica forte fluxo de veículos a passeio, logo, não é um tráfego pesado. Portanto, é indicado utilizar o revestimento flexível.

A durabilidade desse pavimento pode ser estendida com a manutenção regular. O fato de haver quatro pistas permite que se trabalhe em uma pista sem bloquear completamente o trânsito na via, utilizando, para isso, horários que não sejam de pico, sendo possível manter a qualidade do pavimento sem prejudicar o usuário.

A informação de que existe uma jazida próxima, com material de qualidade, nos permite pensar em um pavimento sem a necessidade de sub-base, pois o transporte do material de base não será caro. Claro que isso deve ser estudado com mais propriedade em uma situação real, pois existem outros fatores preponderantes, como dimensionamento da base em função do tráfego, mas, para uma abordagem inicial, a execução apenas com base pode ser ventilada.

 

A reforma de uma via é sempre um assunto mais delicado, pois a via em más condições prejudica o usuário, porém, muito tempo de manutenção, bloqueando a via, também o prejudica. Por isso que a solução deve ser estudada com antecedência e executada com primor.

Levantar informações do projeto anterior é importante para não se deparar com nenhuma surpresa ao longo da execução da reforma, pois, assim, já se tem ideia de quais as camadas constituintes do pavimento e se será necessária a troca delas ou não.

Para uma situação mais branda, apenas o recapeamento pode ser suficiente, é rápido de executar e soluciona o caso de um pavimento que não esteja muito comprometido. Caso seja um caso recorrente, em que o recapeamento já foi feito diversas vezes, deve ser considerada a troca de todo o material do pavimento, buscando materiais de mais qualidade para subleito e bases, além de um novo projeto que esteja de acordo com o tráfego atual da via.

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