1) O desenvolvimento das discussões sobre a interdisciplinarid...

marinatagomori

1) O desenvolvimento das discussões sobre a interdisciplinaridade foi forjado dentro do laboratório de Jean Piaget durante o final da década de 1960, sendo que entre os pesquisadores que compuseram sua equipe destacam-se Japiassú e Gusdorf. No Brasil, um dos pioneiros na discussão sobre a interdisciplinaridade foi: Selecione uma alternativa: a) Demerval Saviani. B) Augusto Boal. C) Anísio Teixeira. D) Florestan Fernandes. E) Paulo Freire.

1 Resposta

Alícia Malta

Adg4 - Didática: Planejamento e Avaliação

×Sua avaliação foi confirmada com sucesso

Informações Adicionais

•Período: 13/09/2021 00:00 à 27/11/2021 23:59

•Situação: Cadastrado

•  

•Protocolo:  

Avaliar Material

1)O desenvolvimento das discussões sobre a interdisciplinaridade foi forjado dentro do laboratório de Jean Piaget durante o final da década de 1960, sendo que entre os pesquisadores que compuseram sua equipe destacam-se Japiassú e Gusdorf.

No Brasil, um dos pioneiros na discussão sobre a interdisciplinaridade foi:  

Alternativas:

•a)Demerval Saviani.

•b)Augusto Boal.

•c)Anísio Teixeira.

•d)Florestan Fernandes.

•e)Paulo Freire.Alternativa assinalada

2)A prática educativa exige que o professor seja capaz de dominar os aspectos técnicos, bem como criar um ambiente favorável à aprendizagem. A Didática, em sua dimensão técnica, refere-se aos instrumentos que compõem o ato educativo.

Desta forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente os procedimentos de ensino:

Alternativas:

•a)Estratégias, Métodos e Técnicas.Alternativa assinalada

•b)Ferramentas, Métodos e Técnicas.

•c)Teorias, Métodos e Técnicas.

•d)Estratégias, Teorias e Técnicas.

•e)Ferramentas, Teorias e Técnicas.  

3)"Como ensinar? ", provavelmente é uma das questões mais contundentes quando pensamos na Didática como o segmento da Pedagogia que buscar compreender os processos de construção do conhecimento e, consequentemente de ensino-aprendizagem. A Didática, portanto, reflete sobre o complexo processo de formação docente.

Assim, assinale a alternativa correta, em relação aos três tipos de formação docente que são inerentes ao exercício da prática docente:

Alternativas:

•a)Teórico-científica, Multidimensional, Prática.

•b)Teórico-científica, Didática, Prática.Alternativa assinalada

•c)Teórico-científica, Didática, Multidimensional.

•d)Multidimensional, Didática, Prática.

•e)Teórico-Prática, Didática, Multidimensional.

4)As reflexões a respeito da prática pedagógica concreta, articulada com a perspectiva de transformação social, fará com que se emergirá uma nova configuração para a didática.

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para Haydt (2006, p. 148) "o professor deve ter perante a didática uma atitude crítica. Por isso, deve refletir sobre a melhor forma de ajudar seus alunos no processo de reconstrução do conhecimento e sobre a eficácia de sua ação didática, expressa nos resultados da avaliação do aproveitamento do aluno. A prática pedagógica deve ser analisada e repensada continuamente pela reflexão".

PORQUE

II. Pilleti (2010, p. 137) afirma que "a escolha adequada dos métodos e técnicas didáticas é uma etapa importante do planejamento de ensino. O professor deve seguir alguns critérios, como: objetivos educacionais, estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvido, tempo disponível, condições físicas, tipo de aluno, experiência didática do professor".

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

•a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. Alternativa assinalada

•b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.

•c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.

•d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.

•e)As asserções I e II são proposições falsas.

•Respostas 1e 2a 3b 4a

0

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.