27. analise o texto a seguir. a crítica mais radical à geografia tradicional foi apre- sentada no livro a geografia serve, antes de mais nada, para fazer a guerra. segundo o seu autor o conhecimento geográfico manifesta-se em dois pla- nos: a "geografia dos estados maiores", que sem- pre existiu ligada à própria prática do poder, e a "geografia dos professores" que tem uma dupla função: apresentar o conhecimento geográfico como um saber inútil e fornecer, para a geografia dos estados maiores, informações precisas, sobre os variados lugares da terra, sem gerar suspeita, pois tratar-se-ia de um conhecimento eminentemente apolítico. moraes, a. c.r. geografia, pequena história crítica. são paulo: huci tec, 1998. o texto refere-se ao geógrafo: a) vidal de la blache; d) pierre george; b) david harvey; e) jean dresch. c) yves lacoste;
1 Resposta
c) Yves Lacoste.
O texto acima descreve o geógrafo Yves Lacoste, de grande importância mundial, uma vez que foi um dos fundadores da Geopolítica, que procurava evidenciar a co-relação entre geografia e política.
A partir de seus estudos, muitos governantes basearam suas próprias estratégias de gestão, visto que o domínio territorial exige o conhecimento geopolítico, sobretudo em relação a acordos internacionais.
Mais perguntas de Enem
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.