a personagem isaura, como afirma o título do romance, era uma escrava. no trecho apresentado, os sofrimentos por que passa a protagonista a) assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do terra da escravidão pelo autor do romance. b) revelam a condição degradante das mulheres escravas no brasil, que, como isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores. c) indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem lírica adotada pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.
1 Resposta
letra c :
Explicação: O Romantismo iniciou na Europa ao final do século XVIII estabelecendo influência sobre a arte, a literatura, a pintura, a música e a arquitetura.
No Brasil, o Romantismo apresentou como características o nacionalismo, o indianismo, idealização dos heróis e heroínas, amor idealizado etc.
"A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães é um romance abolicionista que faz parte dessa escola literária, e segue, desse modo, as características de idealização e romantização dos personagens.
Resposta correta letra c - diferem dos que atormentavam as demais escravas do Brasil do século XIX, o que revela o caráter idealista.
Mais perguntas de Enem
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.