Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio. arroz 5,00 kgnessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos? a 3,00 kg b 3,75 kg c 5,00 kg d 6,00 kg e 15,00 kg
1 Resposta
E) 15,00 kg
quando falamos agora em dinâmica o primeiro passo é desenhar as forças que a barra sofre. entendendo que: a tração que a corda puxando o arroz exerce sobre a barra de ferro é igual ao peso do arroz podemos, a partir dai, desenhar as forças do problema que irão entrar em equilíbrio pelo fato de a barra não rodar e nem se mover.
somatório f = 0
somatório m = 0
lembrando que m = f.d
parroz.darroz - pcm.dcm = 0
5.g.3= mcm.g.1
mcm=15kg
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