O acúmulo de citrato na mitocôndria inibe a atividade de uma e...

Vitoriagesser

O acúmulo de citrato na mitocôndria inibe a atividade de uma enzima presente na via glicolítica inibindo a glicólise e estimulando a biossíntese de ácidos graxos. A enzima da via glicolítica inibida pelo acúmulo de citrato na mitocôndria é:

1 Resposta

anonimodnfjjf

As bases bioquímicas da vida de cada célula evolvem o seu metabolismo que compreende tanto os processos catabólicos (degradação) quanto os anabólicos (síntese). A grade maioria, se não todos, os tripanossomatideos depedem de fontes de carbono que estão presentes em compartimentos específicos de seus hospedeiros para produzirem o seu metabolismo energético.

Enquanto as formas tripomastigotas de T. cruzi utilizam a glicose, que é abundante nos fluidos de seus hospedeiros vertebrados, as formas encontradas no inseto vetor obtêm sua energia preferencialmente dos aminoácidos L-prolina, L-aspartico e L-glutamico/glutamina, constituintes de hemolinfa e fluidos dos tecidos do vetor. Estes aminoácidos também participam do processo da diferenciação de epimastigotas (forma não infectiva e replicativa) para tripomastigotas (forma infectiva não replicativa) e em particular a L-prolina no ciclo de diferenciação intracelular (ocorre no hospedeiro mamífero). Este importante mecanismo catabólico produz cinco vezes mais equivalentes redutores do que o processo catabólico da glicose. Amastigotas e epimastigotas são as formas replicativas do parasito; o primeiro habita o citoplasma (adaptado a um metabolismo baseado em glicose) da célula hospedeira e conseqüentemente tem acesso a substratos de açúcares fosforilados e o segundo cresce normalmete em um meio rico em glicose-aminoácidos (fermentação aeróbica). Interessante é o fato de que o T. cruzi (porém não T. brucei e L. major) tem a capacidade de utilizar D-prolina, além de L-prolina (devido a expressão de uma prolil racemase), e L-histidina.

O Catabolismo da glicose e aminoácidos

O que conhecemos hoje das vias metabólicas provém de estudos realizados em diversos parasitos e é aceito, após a finalisação do genoma de importantes kinetoplastideos, que o simples metabolismo energético da glicólise é comun a todos os tripanossomatideos, porém existem pequenas porém significativas diferenças entre os vários organismos

0

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.