O fato de se treinar professores em cursos intensivos e de se colocar equipamentos nas escolas não significa que as novas tecnologias serão usadas para melhoria da qualidade do ensino. Em escolas informatizadas, tanto públicas como particulares, tenho observado formas de uso que chamo de inovação conservadora, quando uma ferramenta cara é utilizada para realizar tarefas que poderiam ser feitas, de modo satisfatório, por equipamentos mais simples (atualmente, usos do computador para tarefas que poderiam ser feitas por gravadores, retroprojetores, copiadoras, livros, até mesmo lápis e papel). São aplicações da tecnologia que não exploram os recursos únicos da ferramenta e não mexem qualitativamente com a rotina da escola, do professor ou do aluno, aparentando mudanças substantivas, quando na realidade apenas mudam-se aparências.Com referência às ideias do fragmento quanto à aplicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), é correto afirmar que os professores devem
a.
implementar laboratórios de informática nas escolas e acrescentar ao currículo pelo menos uma disciplina de informática básica.
b.
aplicar essas tecnologias ao maior número possível de disciplinas e de conteúdos, uma vez que o uso dos computadores faz parte do cotidiano dos estudantes.
c.
trabalhar com tabletes e celulares, sob pena de não conseguir manter crianças e adolescentes atentos nas práticas pedagógicas.
d.
interagir com as novas TICs no sentido de criar espaços efetivamente educacionais e ampliar as possibilidades de aprendizagem.
e.
planejar aulas de forma a incorporar as novas TIC’s ao modelo pedagógico vigente
a.
implementar laboratórios de informática nas escolas e acrescentar ao currículo pelo menos uma disciplina de informática básica.
b.
aplicar essas tecnologias ao maior número possível de disciplinas e de conteúdos, uma vez que o uso dos computadores faz parte do cotidiano dos estudantes.
c.
trabalhar com tabletes e celulares, sob pena de não conseguir manter crianças e adolescentes atentos nas práticas pedagógicas.
d.
interagir com as novas TICs no sentido de criar espaços efetivamente educacionais e ampliar as possibilidades de aprendizagem.
e.
planejar aulas de forma a incorporar as novas TIC’s ao modelo pedagógico vigente
0 Respostas
Mais perguntas de Enem
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.