PACIENTE: R. O.M, masculino, 2 meses e 5 dias é encaminhado ao...

lelerj

PACIENTE: R. O.M, masculino, 2 meses e 5 dias é encaminhado ao pronto socorro mais próximo de sua casa após um choro incessante. Muito aflita, a mãe se dirige ao médico e durante a anamnese relata: “o meu bebê está chorando muito até ficar como se ‘sem fôlego’ ficando muito ‘molinho’, como se estivesse desmaiado, suando muito, tem dificuldade para mamar e para ganhar peso”. Ao ser questionada sobre possíveis problemas na gestação, a mãe relata ter sido diagnosticada com rubéola no primeiro trimestre, porém havia sido devidamente tratada. O bebê nasceu de parto hospitalar, a termo, idade gestacional de 40 semanas, parto normal;
dados antropométricos ao nascer: peso de 2.990 kg, perímetro cefálico de 33 cm e comprimento de 48,7 cm. Há relato de cianose generalizada logo após o nascimento e encaminhamento ao alojamento conjunto com a mãe, nas primeiras horas de vida.
Na consulta médica, foi observado cianose intensa, sendo o paciente rapidamente encaminhado à realização de exames cardiológicos como: eletrocardiografia, radiografia de tórax e ecocardiografia.
Após exames cardiológicos, foi observado uma área cardíaca discretamente aumentada além de anormalidade nas válvulas cardíacas causando estreitamento das mesmas. Comunicação atrio-ventricular também foi obervada. Diante disso, foi solicitado em caráter de urgência a transferência para Centro Especializado em Cirurgia Cardiaca Pediátrica.

De acordo com o relato de caso acima citado, responda aos seguintes quesitos:
De qual anormalidade se trata o caso do paciente?
O que pode ter desencadeado tal situação?
Quais aspectos fisiopatológicos da condição em questão?
Tratamento (caso exista);
Prognóstico;
Considerações;

1 Resposta

Felipe

não sei me desculpe

Explicação:

0

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.