Texto 1 na teorização que propus do silêncio (orlandi, 1992) p...

Felpopinha

Texto 1
na teorização que propus do silêncio (orlandi, 1992)
pensando a relação sujeito-linguagem-história, meu
objetivo principal era justamente desestabilizar a ideia
pré-concebida, que se tinha, de que o silêncio é o vazio. o
silêncio é prenhe de sentidos. ao tratar o silêncio de modo a
incluí-lo na perspectiva analítica do discurso, não pensamos
o silêncio místico, nem o silêncio empírico, mas o silêncio
que tem sua materialidade definida pela relação estabelecida
entre dizer e não dizer.
fonte: orlandi, eni p. silêncios: presença e ausência . revista comciência, n.
101, 10 set. 2009. disponível em:
p? module=comciencia& action=view& section=8. acesso em 22 de março de 2010
texto 2
o velho diálogo de adão e eva
brás cubas

virgília

brás cubas

virgília

brás cubas

virgília


brás cubas

virgília

brás cubas



virgília

brás cubas

virgília


a) no primeiro texto, o autor apresenta a teoria de
que o silêncio pode ser interpretado pelo que lhe é
implícito. no segundo texto, a construção de um diálogo
sem palavras entre os personagens está repleta de
significação.
b) o tema de ambos os textos é o silêncio, todavia o
modo como o tratamento desse tema ocorre difere:
no primeiro, fala-se de um silêncio teórico que não se
concretiza; no segundo texto, o que se apresenta é a
explicitação do silêncio.
c) no texto de orlandi, o silêncio está presente apenas na
exemplificação do tema do texto. no texto machadiano,
há a alternância entre a presença e a ausência do
silêncio.
d) em ensaios teóricos e científicos, como o primeiro
texto, ocorre a presença de implícitos interpretáveis,
ao passo que em textos literários, como o segundo, a
ocorrência desse recurso é menor.
e) orlandi trata, no primeiro texto, de três tipos de
silêncio: o místico, o empírico e o entredito. machado de
assis, porém, aborda, ainda que literariamente, apenas
os dois primeiros tipos de silêncio, ao tornar impossível
o diálogo entre os personagens.

1 Resposta

MELIODASdaIRA

A) No primeiro texto, o autor apresenta a teoria de
que o silêncio pode ser interpretado pelo que lhe é
implícito. No segundo texto, a construção de um diálogo
sem palavras entre os personagens está repleta de
significação. Está certa
0

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