. (UECE/2015-adapt.) Assinale a opção que apresenta somente ca...

. (UECE/2015-adapt.) Assinale a opção que apresenta somente características do segundo GovernoVargas (1951-1954): * 1 ponto a) Submissão ao Partido Comunista Brasileiro ‒ PCB; controle da inflação b) Favorecimento do jornal A Última Hora, que defendia o governo. Estabilidade política c) Crescente instabilidade política. Aumento do custo de vida. Oposição da União Democrática Nacional ‒ UDN. d) Apoio à revolução comunista proposta pelo PCB. Criação de empresas estatais. Controle da inflação. (UNESP/2015-adapt.) O apelido de "pai dos pobres", aplicado a Getúlio Vargas por sua propaganda política, pode ser associado: * 1 ponto a) ao autoritarismo do presidente, manifesto na tentativa de assassinato de seu opositor, o jornalista Carlos Lacerda. b) ao caráter populista do regime, sustentado por um discurso nacionalista, demagógico e paternalista. c) à repressão às associações de operários e camponeses. d) ao enriquecimento da população mais pobre, por meio da limitação dos lucros das empresas estrangeiras.

1 Resposta

Gustastrada

1) em relação as características do segundo Governo Vargas, a correta é:

C)  Crescente instabilidade política. Aumento do custo de vida. Oposição da União Democrática Nacional ‒ UDN.

O segundo governo Vargas foi marcado pela instabilidade política, já que houveram vários problemas e pressões de vários setores, tudo isso levou ao aumento do custo de vista, que ia contra as politicas populistas do ex-presidente do Brasil.

2) em relação ao apelido de Getúlio Vargas, a correta é:

B)  ao caráter populista do regime, sustentado por um discurso nacionalista, demagógico e paternalista.

Getúlio Vargas foi um presidente muito populista com medidas voltadas para os trabalhadores, foi durante o governo Vargas que surgiram leis como a CLT (consolidação das leis trabalhistas)

Espero ter ajudado!

0

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.