Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um tercei...

Um operário desenrola o arame, um outro o endireita, um terceiro o corta, um quarto faz as pontas, um quinto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer uma cabeça de alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes; montar a cabeça já é uma atividade diferente, e alvejar os alfinetes é outra; a própria embalagem dos alfinetes também constitui uma atividade independente. Assim, a importante atividade de fabricar um alfinete está dividida em aproximadamente 18 operações distintas [. ]. Vi uma pequena manufatura desse tipo, com apenas dez empregados, e na qual cada um desses executavam 2 ou 3 operações diferentes. Mas, embora não fossem muito hábeis, e portanto não estivessem particularmente treinados para o uso das máquinas [. ] essas 10 pessoas conseguiam produzir entre elas mais do que 48 mil alfinetes por dia, [. ] cada uma produzia 4. 800 alfinetes diariamente [. ]: com certeza não conseguiria produzir a 240ª parte, e talvez nem mesmo a 4800ª parte daquilo que são capazes de produzir, em virtude da adequada divisão do trabalho e combinação de suas diferentes operações. SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Cultural, 1985. O texto auxilia na compreensão de aspectos importantes da Revolução Industrial do final do século XVIII, tais como o(a): A falta de especialização do trabalhador resultante do aumento da rapidez no processo de produção. B o aumento da produtividade de mercadorias resultante do aprimoramento da divisão do trabalho. C melhoria nas relações de trabalho, que imediatamente garantiram direitos básicos ao operariado nas fábricas. D desistência de aplicação do sistema de fábrica por parte dos proprietários das indústrias, pois prejudicava a produção e o trabalhador.

1 Resposta

kellysouzacristine

1) Alternativa A) e a correta. A discussão de Peter Burke aponta para os limites de dicotomia entre a cultura erudita, que e cultura das classes das elites intelectuais da cultura popular que seria a cultura do cotidiano das pessoas.

2) Alternativa A) e a correta. O texto esta falando sobre a divisao social do Trabalho, o que gerou a alienacao do trabalho que e descrita por Marx.

A divisao do trabalho foi iniciada a partir da invencao da linha de producao como uma forma de se obter mais lucro, fazendo mais produtos em menos tempo. Uma consequencia disso e que o trabalhador se especializa numa funcao, mas desconhece todas as atividades necessarias para a producao de  determinado produto, o que e chamado por Marx de alienacao do trabalho.

3) Alternativa A) e a correta. Cercamentos, processo histórico que levou os camponeses a passarem a ter o direito jurídico sobre suas terras consuetudinárias.

Os cercamentos foi o fenomeno pelo qual as terras que eram de uso coletivo, passaram a ser cercadas e tornaram-se de propriedade privada.

4) Alternativa correta C).

O Grande Parlamento de 1640 faz referencia a modo de Governo da Inglaterra e os Estados Gerais de 1789 faz referencia ao Governo da epoca na França, numa tentativa de democratizacao do Governo.

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.