1.De acordo com Rhoden (2013, p. 32), os caminhos para serem atingidos os objetivos da preservação não são consoantes, uma vez que, atualmente, existem várias tendências. O restauro, alerta este autor, é uma atividade que requer muito preparo técnico a partir de um forte conhecimento teórico. Considerando este excerto, leia atentamente as seguintes afirmativas:
I Crítico-conservativa e criativa, ou posição central: a restauração deve visar o restabelecimento da obra de arte entendida como patrimônio material, desde que não seja cometido um “falso artístico ou histórico” e sem cancelar nenhum traço da passagem do tempo.
II Deixar os monumentos em seu estado característico de ruína.
III Pura conservação ou conservação integral: privilegia a instância histórica e considera antagônicos a restauração e conservação.
IV Restabelecer o patrimônio cultural em um estado completo que pode não ter nem existido em momento algum.
V Manutenção-repristinação, que restaura a forma ou o aspecto primitivo, ou ainda a hipermanutenção: preconiza o tratamento da obra de arte por meio de manutenções com formas e técnicas do passado.
No tocante à preservação de patrimônio cultural, está em desuso o que se afirma em
a. II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. III e V, apenas.
d. II e V, apenas.
e. III e IV, apenas.
I Crítico-conservativa e criativa, ou posição central: a restauração deve visar o restabelecimento da obra de arte entendida como patrimônio material, desde que não seja cometido um “falso artístico ou histórico” e sem cancelar nenhum traço da passagem do tempo.
II Deixar os monumentos em seu estado característico de ruína.
III Pura conservação ou conservação integral: privilegia a instância histórica e considera antagônicos a restauração e conservação.
IV Restabelecer o patrimônio cultural em um estado completo que pode não ter nem existido em momento algum.
V Manutenção-repristinação, que restaura a forma ou o aspecto primitivo, ou ainda a hipermanutenção: preconiza o tratamento da obra de arte por meio de manutenções com formas e técnicas do passado.
No tocante à preservação de patrimônio cultural, está em desuso o que se afirma em
a. II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. III e V, apenas.
d. II e V, apenas.
e. III e IV, apenas.
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