1 Resposta
resposta:
Explicação:
1 R = As três funções da arte, são:
função pragmática;
função naturalista;
função formalista.
Na função pragmática, a arte tem um objetivo não-artístico, ou seja, não se olha tanto o lado estético, e se olha parâmetros como a moral.
Na função naturalista, tem-se que o conteúdo da obra arte e mais importante do que sua apresentação, avaliando a integridade da obra.
A função formalista, é focada na apresentação da arte, de forma a valorizar a estética, bem como, a composição de elementos que formam a arte.
2 R = O Naturalismo, nas letras, é igualmente o retorno à natureza e ao homem, a observação direta, a anatomia exata, a aceitação da pintura do que existe.” |1|
Empenhados em escrever um retrato fidedigno da realidade, ao contrário do universo idealizado e subjetivo do romantismo, os naturalistas desenvolveram um estilo literário objetivo e, como postulou o próprio Zola, anatômico: o “retorno à natureza” focalizava o lado mais animalesco do homem, em frequentes descrições patológicas – doenças, hereditariedade, influências do meio, em uma constante luta pela sobrevivência.
3 R = Arte aplicada ou utilitária[1] é o termo usado para determinar um tipo de arte que seja útil. Ao contrário do conceito de "arte pela arte", não é apenas uma forma de expressão artística, conceito este que é essencial às artes atualmente. Arte aplicada também costuma ser considerado um termo antiquado para definir as atividades e profissões ligadas ao design.
4 R = Na teoria da arte, o formalismo é a crença em que os valores estéticos podem, sustentar-se por si mesmos e que o juízo da arte pode ser isolado de outras considerações tais como as éticas e sociais. Dá-se preponderância às qualidades puramente formais ou abstratas da obra; ou seja, por exemplo, aqueles elementos visuais que lhe dão figura: a forma, a composição, as cores ou a estrutura.
Mais perguntas de Filosofia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.