As máquinas de fluídos, como estamos estudando neste capítulo...

As máquinas de fluídos, como estamos estudando neste capítulo foram fundamentais para a nossa evolução, seja auxiliando no transporte de fluídos ou então utilizando a energia do fluído para transformá-la em outra forma de energia, como é o caso na energia elétrica.O Brasil é um País que possui sua matriz energética amplamente renovável, sendo a energia hidráulica a principal fonte de energia que abastece o país, este tipo de energia é gerada através do aproveitamento da energia que um fluído possuí. No caso de usinas hidroelétricas, uma grande quantidade de água, que escoa por um rio possuí uma elevada energia potencial, e ao sofrer uma queda, parte dessa essa energia potencial se transforma em energia cinética ao passar por uma turbina.

Na atividade de hoje você será o engenheiro responsável por analisar a melhor opção de empreendimento para uma área rural que possuí um rio com vazão média de 5m³/s cruzando a propriedade, este rio possuí duas quedas de água, uma com 10m de água (ponto 1) e outra com 50m (ponto 2) de queda, havendo uma distância de 300m entre elas.

a) Considerando o potencial hídrico da propriedade, quais seriam os possíveis arranjos para aproveitar o potencial energético do rio? Quais seriam as máquinas mais adequadas para cada arranjo? Considere que a vazão sanitária é de 7% da vazão média para este caso.

b) Considerando o potencial hídrico da propriedade, qual seria o potencial de geração? Quais fatores deveriam ser levados em conta pensando na energia elétrica líquida que entraria na rede?

c) Quais fatores você deve analisar pensando em aumentar a energia gerada?

Essa atividade ocasiona algum impacto ambiental?

Etapa 02 – Dimensionamento de Bomba

Uma bomba é um equipamento com a função de transferir energia de uma determinada fonte para um liquido, permitindo que ele possa se deslocar de um ponto para outro, inclusive vencendo desníveis geométricos.

E bomba centrífuga são aquelas que desenvolvem a transformação de energia através do emprego de forças centrífugas. Elas possuem pás cilíndricas, com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, sendo essas pás fixadas a um disco e a uma coroa circular, compondo o rotor da bomba.

Em relação a curva característica de uma bomba, podemos dizer que é a expressão cartesiana de suas características de funcionamento, expressas por vazão, em m3/h na abcissa e na ordenada Altura, em mca etros de olu a d’água .

No circuito a seguir, você será responsável por realizar a seleção de uma bomba que atenda aos requisitos apresentados a seguir, e também calcular as perdas de carga do sistema e identificar as alturas geométrica de sucção e de descarga. O sistema possuí vazão de ,5 ³/h, e u a tu ulação de / e possuí u a válvula glo o a tes da bomba e uma válvula gaveta após a bomba. Mostre o gráfico de Vazão x Altura manométrica da bomba selecionada. Considere que a água está a 25°C, para esta temperatura a viscosidade cinemática da água é 0,893x10-6.

Para encontrar a perda de carga localizada utilize os valores de para Válvula gaveta k=0,2 e para a válvula globo k=7,5. E para cada cotovelo (90°) um k=0,5

-

.
RESPOSTAS DO MAPA GRATUITAMENTE:

https://www. youtube. com/channel/UCWzm77eYkV9jjJYJftzRgm A


As máquinas de fluídos, como estamos estudando neste capítulo foram fundamentais para a nossa evolu

0 Respostas

mariaeduardadeolivei está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.