Lucas, se deixarmos cair, ao mesmo tempo, do alto de um
prédio, um quilo de chumbo e um quilo de algodão, o que chegará
primeiro ao chão?
— Ora, professora, é o chumbo, porque é mais pesado."
O diálogo acima ilustra as noções prévias sobre determinados
campos do saber, como a Física, que os alunos geralmente
trazem para a sala de aula e que, para muitos professores,
constituem obstáculo para o ensino. Esse ponto de vista repre-
senta a concepção
(A) construtivista, a qual afirma que, no dia-a-dia, são construídas
idéias erradas, que precisam ser substituídas por idéias corretas.
(B) cognitivista, a qual afirma existirem esquemas cognitivos que
limitam a ação de ensinar.
(C) empirista, a qual afirma que as idéias erradas originam-se
do meio e precisam ser substituídas por idéias verdadeiras.
(D) interacionista, a qual afirma serem as idéias o resultado do
método próprio de cada ciência, que mostra a falsidade das
idéias do senso comum.
(E) idealista, a qual afirma que as idéias são inatas e devem ser
corrigidas pelos procedimentos científicos.
me ajuda por favor
prédio, um quilo de chumbo e um quilo de algodão, o que chegará
primeiro ao chão?
— Ora, professora, é o chumbo, porque é mais pesado."
O diálogo acima ilustra as noções prévias sobre determinados
campos do saber, como a Física, que os alunos geralmente
trazem para a sala de aula e que, para muitos professores,
constituem obstáculo para o ensino. Esse ponto de vista repre-
senta a concepção
(A) construtivista, a qual afirma que, no dia-a-dia, são construídas
idéias erradas, que precisam ser substituídas por idéias corretas.
(B) cognitivista, a qual afirma existirem esquemas cognitivos que
limitam a ação de ensinar.
(C) empirista, a qual afirma que as idéias erradas originam-se
do meio e precisam ser substituídas por idéias verdadeiras.
(D) interacionista, a qual afirma serem as idéias o resultado do
método próprio de cada ciência, que mostra a falsidade das
idéias do senso comum.
(E) idealista, a qual afirma que as idéias são inatas e devem ser
corrigidas pelos procedimentos científicos.
me ajuda por favor
1 Resposta
Explicação passo-a-passo:
Vamos calcular o peso aparente de 1 kg de algodão, considerando que: essa massa de algodão ocupe um volume de 4,3 litros (4,3.10-3 m³), a densidade do ar seja de aproximadamente 1,29 kg/m³ e a gravidade local seja de 9,8 m/s²:
Como o peso aparente de 1 kg de algodão é de 9,74 N, a balança indicaria uma massa de 994,4 g de algodão.
Já que é muito denso, o chumbo ocupa um volume muito menor – por isso o empuxo atmosférico sobre ele é quase desprezível e dificilmente medido por balanças convencionais, que têm baixa precisão.
Mais perguntas de Física
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.