Um técnico de laboratório resolveu realizar uma experiência de...

Ruiva

Um técnico de laboratório resolveu realizar uma experiência de de troca de calor. para tanto, utilizou um caldeirão, uma garrafa de vidro, água e sal. colocou agua no caldeirão é no interior da garrafa de vidro. o caldeirão foi colocado sobre a chama do fogão e a garrafa, que estava aberta, teve seu gargalo preso a um barbante, que, esticado, a mantinha afastada do fundo do caldeirão, porém mergulhada na água. após alguns minutos, ele observou que a água do caldeirão entrou ebulição (a100°c),mas a água do interior da garrafa (que também estava a 100°c)não fervia. esperol mas alguns minutos e colocou um punhado de sal na água do caldeirão; pouco tempo depois, notou que a água do que a água no interior da garrafa entrava em ebulição. a)por que ,mesmo estando a 100°c, a água da garrafa não fervia? b)o que ocorreu com a temperatura de ebulição da água quando acrescentou sal? c)por que ,depois de ser acrescentados sal a água do caldeirão, a água do interior da garrafa também entrou em ebulição?

1 Resposta

Wanessa

a) Mesmo estando a 100°C, a água da garrafa não fervia, porque não existe diferença entre a temperatura externa e interna da garrafa, com isso, o valor da temperatura em °C da "parede" que separa a água do caldeirão e a água da garrafa é nulo (0°C).

Sendo assim, não existe fluxo de calor e a temperatura interna não aumenta e não entra em ebulição.

b) Quando acrescentou o sal, a temperatura de ebulição da água aumentou a temperatura da água do caldeirão.

c) A água do interior da garrafa também entrou em ebulição com uma diferença entre a temperatura da água do caldeirão e da garrafa, assim o valor °C deixa de ser nulo, pois existe fluxo de calor.

Leia mais em:

0

Mais perguntas de Física





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.