1 Resposta
As ideias favoráveis e contrárias à existência do latifúndio no Brasil segundo o texto são:
Favoráveis:
Produção agrícola para o agronegócio que traz números significativos para PIB do país.Contras:
É um dos fatores para a desigualdade no campo;Desmatamento da Amazônia e Cerrado;Apenas 56, % das terras são agricultáveis;Morte dos trabalhadores por conflitos agrários;Investimentos mais fáceis para as terras de grande latifúndio.A concentração de terras nas mãos de poucos no país possui origens históricas. No início da colonização, Portugal distribuía as terras para as pessoas que tivessem condições para explorá-la, através de grandes extensões denominadas sesmarias que eram herdadas por seus filhos.
Em 1850, com o início da chgada dos imigrantes europeus ao Brasil, houve a implantação da Lei de Terras, que dificultava o acesso dos imigrantes, onde quem chegasse ao Brasil, só poderia adquirir terras através da compra feita diretamente ao estado.
Esta lei restringia a posse de terras e favorecia a elite cafeeira, que era de grandes partes das terras no Brasil e que estava presente nos poderes do Estado brasileiro.
Outra questão importante para a concentração de terras no Brasil é a posse de terras através da grilagem, que consiste em falsificar documentos que indicam que uma pessoa possui a posse da terra.
A grande concentração permanece a as grandes extensões de terras produzem para a exportação. Os pequenos produtores são os responsáveis por produzir os alimentos que abastecem o Brasil, apesar de possuírem menor quantidade de terras e mais difícil acesso a incentivos e investimentos.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
Mais perguntas de Geografia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.