CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES? A Teoria do Choque de CivilizaçõesA pa...

CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES? A Teoria do Choque de Civilizações

A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema político econômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada "Choque de Civilizações", publicada na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no Pós Guerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural. Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de "Choque de Civilizações",fundamentando-se na perspectiva de que Huntington

1 Resposta

Santosmanuele

a) Said disse que não existia uma rigorosa separação entre as culturas, não considerando os fluxos responsáveis pela caracterização do mundo atual, o que torna impossível para qualquer indivíduo, ou cultura, se manter de forma isolada dos demais.

b) Sim, devido ao fato de que a grande parte dos conflitos ocorrem devido a motivos políticos. Em que atualmente, nos Estados Unidos existe uma grande revolta pelo direito dos afro descendentes.

c) Não, pois as duas demonstram certa discordância, em que uma mostra uma sátira e a outra um texto explicativo sobre o conflito por poder e território.

Bons estudos!

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.