1 Resposta
1 Produtos manufaturados
Os itens que conquistaram a primeira posição entre os produtos mais importados no país são os produtos manufaturados, ou seja, aqueles fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades. No total das importações, eles representam cerca de 5,57% do total.
2 Medicamentos para medicina humana e veterinária
Os medicamentos, tanto para medicina humana quanto para a veterinária, representaram 4% das importações brasileiras. O dado inclui medicamentos na forma de matéria-prima, como produto semielaborado, a granel ou mesmo acabado.
3 Óleo combustível
Com uma fatia de 3,31% do total dos produtos mais importados no mercado brasileiro, o óleo combustível é um derivado de petróleo que pode ser considerado como óleo combustível pesado ou ainda como óleo combustível residual.
4 Partes e peças para veículos automóveis e tratores
Com 2,75% das importações, o mercado internacional de peças e partes para veículos ainda apresenta uma grande relevância entre os brasileiros.
Mesmo que o país se destaque pelo grande número de montadoras de automóveis, tratores e demais veículos, as importações ainda são muito relevantes, conquistando o quarto lugar do ranking.
5 Circuitos integrados e micro conjuntos eletrônicos
Com 2,93% das importações, os circuitos integrados são caracterizados por conjuntos que incluem miniaturas de transistores, resistores, diodos, capacitores, entre outros componentes, gravados em lâmina com chip de silício.
6 Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
Com 1,84% dos negócios, as substâncias empregadas na prevenção e combate de pragas, tanto em plantações quanto em domicílio, são os sextos produtos mais importados no mercado brasileiro.
7 Compostos heterocíclicos, seus sais e sulfonamidas
Fundamentais para o mercado químico, os compostos heterocíclicos são aqueles que contam com um ou mais átomos diferentes de carbono em seu anel, a exemplo do enxofre, oxigênio e nitrogênio. Esse tipo de produto representa 2,73% das importações.
8 Plataformas de perfuração ou de exploração, dragas, etc.
Utilizadas principalmente na perfuração ou na produção de gás natural e de petróleo, as plataformas consistem em grandes estruturas que reúnem os equipamentos necessários para esse tipo de exploração e seus profissionais. Elas representam 2,3% do total dos produtos mais importados.
9 Naftas
Empregado principalmente na indústria petroquímica como matéria-prima para a produção de itens como propeno, eteno, benzeno, xileno e tolueno, as Naftas Petroquímicas ou Naftas Não-energéticas contam com 1,9% das importações. O produto final mais comum que exemplifica o seu uso é o gás canalizado doméstico.
10 Automóveis de passageiros
Os automóveis de passageiros são aqueles de pequeno porte, com capacidade máxima para 7 passageiros. Eles correspondem a 1,89% dos produtos mais importados, ocupando o décimo lugar da lista.
Agora que você já sabe quais são os itens que o Brasil mais importa, descubra, no item seguinte, quais são aqueles que mais exportamos para outros países!
Mais perguntas de Geografia
Top Semanal
Top Perguntas
Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.