1 Resposta
Resposta:
A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre sociedade, estado e território, particularmente das relações entre espaço e poder.
A noção de geografia política foi formulada pela primeira vez, como conhecimento científico, no século XIX, por Friedrich Ratzel (1844-1904), geógrafo alemão influenciado pelas pesquisas do geógrafo Alexandre de Humboldt (1769-1859), do naturalista Charles Darwin (1809-1882), e dos filósofos Friedrich Hegel (1770-1831) e Elisée Reclus (1830-1905).
Posteriormente, esse ramo de estudos desenvolveu-se principalmente em países anglo-saxões, interessando-se por todo o tipo de territórios (Estados, organizações regionais, entidades administrativas: do local ao global), mas também nas fronteiras, ou mesmo na ligação entre os habitantes e o seu território (ou territorialidade).
A geografia política moderna reflete as características políticas frente aos aspectos sócio-econômicos no âmbito local, regional, nacional e internacional. Os estudos desta área avaliam diversos fatores que determinaram uma situação já estabelecida como, por exemplo, as características demográficas frente ao desenvolvimento de um ramo da economia.
Mais perguntas de Geografia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.