Giuseppe é um cidadão italiano, nascido em Florença, que sempre teve muita curiosidade para conhecer o Brasil, por conta das características estereotipadas veiculadas pela mídia em relação ao território
brasileiro. Certa vez, ele conseguiu com um amigo um folder que trazia a seguinte manchete: “Conheça
o Brasil, o país do carnaval!” Essa frase aguçou a curiosidade de Giuseppe para conhecer o Brasil, afinal
ele já tinha visto o carnaval pela televisão e tinha ficado encantado com a beleza daquela festa.
Então, ele começou a se programar para sua viagem de férias. Viria conhecer o Brasil no mês de julho
e pensou que poderia ver de perto o desfile das Escolas de Samba.
Ao desembarcar no Rio de Janeiro, chamou um motorista de aplicativo para levá-lo ao hotel, mas antes
pediu que o levasse ao sambódromo para ver o Desfile de Carnaval. Então, o motorista explicou que o
Carnaval não é a única festa brasileira e que não acontece o ano inteiro, pois, ao contrário da visão que se
tem nos países estrangeiros sobre o Brasil, essa não é uma realidade diária. E que no Brasil existem várias
outras manifestações culturais, como o frevo, o bumba meu boi e o maracatu no Nordeste; o Festival de
Parintins, o Círio de Nazaré, o carimbó, o congo ou congada no Norte; a cavalhada, o fogaréu e o cururu no
70 CADERNO DO ALUNO
Centro-Oeste; a Festa do Divino, a congada e as cavalhadas no Sudeste; o fandango, a congada, o boi de
mamão, a dança de fitas, o boi na vara e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Sul.
Giuseppe ficou muito triste por não poder acompanhar um desfile de Escolas de Samba no Brasil. Mas
assistiu a um ensaio no barracão de uma das Escolas para ter uma amostra do que significa o desfile
oficial. Além disso, as histórias que o motorista contou falando da multiculturalidade do Brasil o
deixaram curioso para explorar as riquezas culturais das diversas regiões brasileiras.
Resolveu, então, ficar o mês inteiro no Brasil, viajando pelas regiões brasileiras, onde acompanhou
diversas expressões culturais.
Com essa viagem a ideia que Giuseppe tinha sobre os Brasil foi desconstruída e ele passou a enxergar
a diversidade cultural do nosso país.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Imagem11
A visão que Giuseppe tinha do Brasil era verdadeira? Em qual trecho do
texto isso fica evidente?
Qual foi a influência dos meios de comunicação na propagação da visão
estereotipada que Giuseppe construiu sobre o Brasil?
Explique as expressões “Brasil do Brasileiro”, “Brasil Paraíso” e “País do
Carnaval”. Quais outras expressões você conhece?
Como desconstruir esses estereótipos? Comente sua resposta.
É possível elaborar propagandas sem estereótipos? Justifique a sua resposta.
me ajud vale +15 mias me ajuda
brasileiro. Certa vez, ele conseguiu com um amigo um folder que trazia a seguinte manchete: “Conheça
o Brasil, o país do carnaval!” Essa frase aguçou a curiosidade de Giuseppe para conhecer o Brasil, afinal
ele já tinha visto o carnaval pela televisão e tinha ficado encantado com a beleza daquela festa.
Então, ele começou a se programar para sua viagem de férias. Viria conhecer o Brasil no mês de julho
e pensou que poderia ver de perto o desfile das Escolas de Samba.
Ao desembarcar no Rio de Janeiro, chamou um motorista de aplicativo para levá-lo ao hotel, mas antes
pediu que o levasse ao sambódromo para ver o Desfile de Carnaval. Então, o motorista explicou que o
Carnaval não é a única festa brasileira e que não acontece o ano inteiro, pois, ao contrário da visão que se
tem nos países estrangeiros sobre o Brasil, essa não é uma realidade diária. E que no Brasil existem várias
outras manifestações culturais, como o frevo, o bumba meu boi e o maracatu no Nordeste; o Festival de
Parintins, o Círio de Nazaré, o carimbó, o congo ou congada no Norte; a cavalhada, o fogaréu e o cururu no
70 CADERNO DO ALUNO
Centro-Oeste; a Festa do Divino, a congada e as cavalhadas no Sudeste; o fandango, a congada, o boi de
mamão, a dança de fitas, o boi na vara e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Sul.
Giuseppe ficou muito triste por não poder acompanhar um desfile de Escolas de Samba no Brasil. Mas
assistiu a um ensaio no barracão de uma das Escolas para ter uma amostra do que significa o desfile
oficial. Além disso, as histórias que o motorista contou falando da multiculturalidade do Brasil o
deixaram curioso para explorar as riquezas culturais das diversas regiões brasileiras.
Resolveu, então, ficar o mês inteiro no Brasil, viajando pelas regiões brasileiras, onde acompanhou
diversas expressões culturais.
Com essa viagem a ideia que Giuseppe tinha sobre os Brasil foi desconstruída e ele passou a enxergar
a diversidade cultural do nosso país.
Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
Imagem11
A visão que Giuseppe tinha do Brasil era verdadeira? Em qual trecho do
texto isso fica evidente?
Qual foi a influência dos meios de comunicação na propagação da visão
estereotipada que Giuseppe construiu sobre o Brasil?
Explique as expressões “Brasil do Brasileiro”, “Brasil Paraíso” e “País do
Carnaval”. Quais outras expressões você conhece?
Como desconstruir esses estereótipos? Comente sua resposta.
É possível elaborar propagandas sem estereótipos? Justifique a sua resposta.
me ajud vale +15 mias me ajuda
1 Resposta
Mais perguntas de Geografia
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.