É inquestionavelmente uma das mais palpitantes necessidades de...

Roaltoe

É inquestionavelmente uma das mais palpitantes necessidades de que se resente a provincia – a viação, que facilite o transporte e a communicação por meio de estradas regulares. O generoso espírito de empresa que ultimamente se tem desenvolvido nos cearenses, vai por diante, confundindo os timidos e incrédulos, a despeito das muitas difficuldades que se lhes antepõem, com a escassez do meio circulante. Entretanto com maximo praser communico á V. Exc. que brevemente serão iniciados os trabalhos de construcção de uma via férrea, pelo systema tram road d’esta capital para o importante município de Baturité, empresa esta de grande alcance e futuro para a provincia, como V. Exc. pode muito bem compreender. (...) É consideravel o movimento da estrada que se vai construir. Ella se dirige aos municípios mais productores da provincia e pelos que tambem transitam quase todos os gêneros que se destinam a exportação pelo porto da capital, ou n’elle desembarcam para o consumo dos sertões. (...) Do melhoramento das nossas vias de transporte virá o augmento da nossa producção, e n’esta se acha a fonte de toda a receita Provincial.” O trecho acima foi retirado do Relatório de Presidente de Província, do ano de 1870 (FERREIRA, p. 18-19). Nele era anunciado a construção da Estada de Ferro de Baturité (também denominada de Linha Sul ou Tronco), que seguiria de Fortaleza até a cidade do Crato, com um trajeto de 599 km. Essa ferrovia foi iniciada em 1872, data de lançamento da pedra fundamental, e finalizada no ano de 1926, com a inauguração da estação de Crato, no sul cearense. A incursão dos trilhos no Ceará, entretanto, também ocorreu em direção ao norte do Estado com a Estrada de Ferro de Sobral (ou Linha Norte), que tinha seu destino final na cidade de Oiticica, contando cerca de 450 km de trilhos. Juntas constituíam a RVC – Rede de Viação Cearense, que mais tarde foi incorporada a REFFSA. (FERREIRA, 1989.)

CONTEÚDO RELACIONADO:

FERREIRA, Benedito Genésio. A Estrada de Ferro de Baturité: 1870-1930. Projeto História do Ceará, Política, Indústria e Trabalho 1930-1964. Fortaleza, Edições Universidade Federal do Ceará/ Stylus Comunicações, 1989.

http://bdtd. ibict. br/vufind/Record/UFC-7_879d6fde278a 5275095441f3c5596bba

Lei Imperial N° 2.450: https://www2.camara. leg. br/legin/fed/decret/1824-1899/decre to-2450-24-setembro-1873-551003-nor ma-pl. html

A Estrada de Ferro Baturité (EFB) ficou conhecida pela relação com as comissões de socorros públicos e organização de frentes de trabalho com os chamados retirantes, sobretudo, na seca de 1877-1979.

Sobre a Estada de Ferro de Baturité, na segunda metade do século XIX,

A despeito da ocorrência de grandes secas no Ceará, a Estada de Ferro de Baturité, como as demais ferrovias brasileiras, foi construída com subsídios governamentais em virtude da existência de uma produção agrícola suficiente para justificar os gastos com a edificação de uma ferrovia, conforme determina a Lei Imperial N° 2.450-§3°, aprovada em 24 de setembro de 1873.

Estrada de Ferro de Baturité, assim como muitas outras edificadas no Brasil, apresentou frequentes déficits nos seus balanços. A estrada de ferro em território brasileiro se tornou obsoleta pela ausência de uma política de investimentos que garantisse sua modernização – diferentemente do que ocorreu em vários países europeus e asiáticos mais ricos, que ainda hoje investem em ferrovias (os trens-bala são exemplos disso).

Na construção da EFB é possível perceber um forte indício da relação entre via férrea e epidemias. A aglomeração de trabalhadores em grandes abarracamentos ao longo dos canteiros da obra, com baixíssimas condições de salubridade contribuiu para a compreensão dos acampamentos dos trabalhadores como espaço de contaminação e disseminação de doenças, como ocorreu no surto de varíola no Ceará, no final da década de 1870.

A Estrada de Ferro de Baturité foi executada em sua maior parte com verbas do erário nacional, destinada ao socorro dos retirantes das grandes secas experimentadas na Província do Ceará, através da criação de frentes de trabalho no interior do território – sendo finalizada em 1926, cerca de 37 anos após o fim do período monárquico brasileiro.

1 Resposta

Sônia Costa

Ásia MundoPaís          PIB (PPC)

——                  56,4 trilhões

——Ásia            $28 trilhões

12China         $5.4 trilhões

23  Índia         $4 trilhões

36Rússia         $2.2 trilhões

412Coreia do Sul$1.4 trilhão

515  Turquia         $1.116 trilhão

616Indonésia  $1 trilhão

721Irã                    830.7 bilhões

822  Arábia Saudita 307,770

934  Tailândia174,545

1037  Malásia         127,942

1139  Israel         122,987

1241  Singapura116,326

1345  Emirados Árabes Unidos103,006

1448  Filipinas          92,586

1551  Paquistão  90,282

1655  Bangladesh61,944

1756  Kuwait         61,469

1858  Cazaquistão51,876

1960  Vietnã47,111

2067  Catar31,550

2172  Síria25,694

2274  Omã25,038

2377  Sri Lanka        22,351

2479  Líbano          20,699

2581  Chipre           17,144

2688  Iêmen            15,204

2790  Turquemenistão13,846

2896  Jordânia11,928

2999  Bahrein11,781

3098  Uzbequistão11,002

3199  Azerbaijão10,751

32108  Mianmar8,867

33114Nepal          6,680

34120  Brunei5,721

35132  Camboja4,583

36135  Armênia4,213

37145  Tajiquistão2,338

38147  Quirguistão2,290

39153  Mongólia1,400

40159  Maldivas828

41162  Butão769

42173  Timor-Leste332

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