Leia o texto e reflita.“Atualmente a África tem o desafio de...

Leia o texto e reflita.“Atualmente a África tem o desafio de superar os séculos de exploração colonial, divergências políticas, étnicas e culturais. Os choques sociais, políticos e culturais causados pela exploração comercial e a divisão do território pelos países europeus, desde o século XVI, explicam em grande parte, as fragilidades dos Estados Nacionais Africanos. A DEMARCAÇÃO DAS FRONTEIRAS DURANTE O IMPERIALISMO EUROPEU, NÃO RESPEITOU AS POPULAÇÕES NATIVAS: grupos rivais ficaram juntos na mesma área, enquanto etnicamente que se relacionavam bem foram separados por limites estabelecidos arbitrariamente.” --- Conforme o texto: Entre as explicações para compreendermos a existência desses intermináveis conflitos existentes na África, ou seja, as guerras regionais, podemos apontar que, o texto acima se justifica por que:1 ponto

(a) A atual disputa pelo potencial mercado de alimentos impulsiona as grandes potências africanas a investirem maciçamente na produção e venda de armamentos.

(b) O continente africano exerce importante papel estratégico nas relações políticas e ideológicas entre os países que compõem os blocos econômicos mundiais.

(c) Os conflitos ocorrem por conta do interesse de diversas tribos em constituírem um espaço comum africano para agregar as diversas comunidades em um mesmo grupo étnico-linguístico-cultural.

(d) As atuais fronteiras foram traçadas pelos colonizadores europeus sem respeitar a antiga organização tribal e a distribuição geográfica das etnias no continente.

1 Resposta

pohameeeeu

Um grupo étnico é um grupo de pessoas que se identificam umas com as outras, ou são identificadas como tal por terceiros, com base em semelhanças culturais ou biológicas, ou ambas, reais ou presumidas. Tal como os conceitos de raça e nação, o de etnicidade desenvolveu-se no contexto da expansão colonial europeia, quando o mercantilismo e o capitalismo promoviam movimentações globais de populações ao mesmo tempo que as fronteiras dos estados eram definidas mais clara e rigidamente. No século XIX, os estados modernos, em geral, procuravam legitimidade reclamando a representação de nações. No entanto, os estados-nação incluem sempre populações indígenas que foram excluídas do projecto de construção da nação, ou recrutam trabalhadores do exterior das suas fronteiras. Estas pessoas constituem tipicamente grupos étnicos. Consequentemente, os membros de grupos étnicos costumam conceber a sua identidade como algo que está fora da história do estado-nação – quer como alternativa histórica, quer em termos não-históricos, quer em termos de uma ligação a outro estado-nação. Esta identidade expressa-se muitas vezes através de "tradições" variadas que, embora sejam frequentemente invenções recentes, apelam a uma certa noção de passado.

0

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.