O IDHAD (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado pela Desigu...

O IDHAD (Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado pela Desigualdade) é uma proposta de cálculo criada após diversas críticas de que o IDH geral (medido pela média de expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita) não retratava a realidade interna de muitos países. Observe com atenção as informações do gráfico abaixo, com dados de 2010, com o IDH e IDHAD de alguns países. A partir da análise do gráfico e dos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta a. Países como o Brasil, Índia, Estados Unidos e Rússia, apresentam desigualdade social elevada, por isso caem posições no ranking de países.
b. A desigualdade de renda e no acesso à saúde e à educação piorou a classificação do Brasil. O país caiu 13 posições no ranking quando se consideram as diferenças de acesso dessas três variáveis pela população.
c. Países com baixa desigualdade social, como Suécia e Finlândia, sobem no ranking de países, porém atualmente não estão entre os países que apresentam as melhores condições de vida no mundo.
d. A desigualdade social na China é mais elevada que no Brasil, o que explica a acentuada queda da China no ranking de países.
e. Estados Unidos e Coreia do Sul apresentam elevado IDH e baixa desigualdade social, característica que posiciona esses países entre os maiores IDHAD do mundo.

0 Respostas

Ruiva está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.