Sobre o movimento das placas tectônicas representadas no mapa,...

Sobre o movimento das placas tectônicas representadas no mapa, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) As placas Africana e Sulamericana são duas placas que estão em movimento de divergência, o espaço entre estas placas deu origem ao Oceano Atlântico.
( ) As placas de Nazca e Sulamericana estão em processo de convergência resultando na formação das Coordilheira dos Andes no oeste da América do Sul.
( ) As placas Africana e Sulamericana são duas placas que estão em movimento de convergência, o espaço entre estas placas deu origem as montanhas da Cordilheira dos Andes.
( ) As placas de Nazca e Sulamericana estão em processo de divergência resultando na formação de montanhas no leste da América do Sul.
A partir da sequência assinale a alternativa correspondente

1 Resposta

rodrigovtrn

  ❀  Olá, veja a imagem em anexo, nela, é possível observar para onde cada placa se move, importante para determinar a veracidade dos itens.

  ❀  Também é importante entender os movimentos de convergência, divergência e transformante, em que as placas se chocam, se afastam e deslizam lateralmente entre si, respectivamente, veja o outro anexo.

Asserção I - Verdade

  ➺  Sim, as placas Sul-Americana e Africana se divergem (afastam-se) e ocasionou na separação desses continentes formando o Oceano Atlântico;

  ➺  Se perceber, a América do Sul se encaixa perfeitamente na África, esse era até um argumento para comprovar a Teoria da Deriva Continental, em que o planeta era formado por um só continente, chamado Pangeia. A Tectônica de Placas, acabou reforçando essa teoria, pois os movimentos de convecções do magma foram os responsáveis por essa separação.

  ➺  Também é interessante saber que essas placas se afastam tanto uma da outra que acabam liberando magma e formando uma cadeia montanhosa no meio do Atlântico, denominada Dorsal Atlântica.

  ❀  Para entender mais sobre, leia mais em:

 ✦  Deriva Continental

  ✦  Dorsal Atlântica

  ✦ Tectônica de Placas

Asserção II - Verdade

  ➺  Sim, as placas Sul-Americana e Nazca estão se chocando entre si, o que acarreta na sobreposição de placas, formando a cordilheira dos Andes.

  ❀  Saiba mais em:

  ✦  Cordilheira dos Andes

Asserção III - Falso

  ➺  Já vimos na Asserção I que essas placas se divergem e na Asserção II que o que forma a cordilheira dos Andes não é isso.

Asserção IV - Falso

  ➺  Já vimos na Asserção II que essas mesmas placas se convergem e que formam a cordilheira dos Andes no oeste da América do Sul.

  ❀  Com isso, temos a seguinte sequência:

V V F F

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)


Sobre o movimento das placas tectônicas representadas no mapa, assinale (V) para as afirmativas verd
Sobre o movimento das placas tectônicas representadas no mapa, assinale (V) para as afirmativas verd

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }