(UERJ) Em um esforço que superou as previsões mais ousadas da iniciativa privada,
o governo federal anunciou ontem o que
chamou de o maior plano de investimentos em
transportes da história, envolvendo
concessão de ferrovias e rodovias à iniciativa
privada. O setor de ferrovias é o que deve
receber o maior volume de investimentos.
Serão R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de
novas linhas para criar uma malha que ligue
as principais regiões produtoras
do país porto
Mapa do investimento no transporte
ferroviário no Brasil
0
A reportagem aborda plano de
investimentos anunciado em 2012 pelo
governo federal. Aponte duas justificativas
o governo federal anunciou ontem o que
chamou de o maior plano de investimentos em
transportes da história, envolvendo
concessão de ferrovias e rodovias à iniciativa
privada. O setor de ferrovias é o que deve
receber o maior volume de investimentos.
Serão R$ 91 bilhões em 10 mil quilômetros de
novas linhas para criar uma malha que ligue
as principais regiões produtoras
do país porto
Mapa do investimento no transporte
ferroviário no Brasil
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A reportagem aborda plano de
investimentos anunciado em 2012 pelo
governo federal. Aponte duas justificativas
1 Resposta
O sistema de transporte brasileiro, atualmente, encontra-se concentrado nas rodovias, o que é por muitos considerado um erro, visto que esse modal é mais caro e menos eficiente do que as ferrovias, que se mantêm estáveis por um longo período.
Dentre as razões que podem justificar a ação do governo federal em investir em ferrovias, podemos citar:
- custos menores de frete em longas distâncias;
- menores gastos para mercadorias de baixo preço em relação ao seu volume, sobretudo as matérias-primas;
- consequente redução dos produtos para o mercado interno e externo;
- melhor conexão entre pontos distantes, o que é notório no caso do Brasil, que é um país continental.
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