UFTM-MG Uma simples comparação com o volume registrado nos doi...

Arthurgame

UFTM-MGUma simples comparação com o volume registrado nos dois primeiros meses do ano ilustra a intensidade das chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde o início da noite de segundafeira (5 de abril). De acordo com as estações de medição da prefeitura, em vários locais choveu, nas últimas 24 horas, o equivalente aos dois primeiros meses de 2010. Segundo dados da prefeitura, foram 288 mm na média de toda a cidade, superando o recorde, datado de 1966, que era de 245 mm.

(Cirilo Junior. Folha online, 06.04.2010. Adaptado.)

Sobre as chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro pode-se afirmar que

a) Confirmam o diagnóstico do aquecimento global, pois durante o verão, no Sudeste, deveriam ocorrer somente nos meses de dezembro a fevereiro, cessando em março com a entrada da massa polar atlântica, fria e seca.

b) São atípicas e foram produzidas pela influência do fenômeno El Niño sobre o Brasil, empurrando a massa equatorial continental, quente e úmida, sobre o Sudeste, causando chuvas características da região amazônica.

c) As quantidades foram normais para a época de verão e início de outono, mas foram intensificadas pelo fenômeno das ilhas de calor, que fizeram com que a umidade atmosférica se concentrasse sobre as áreas urbanas.

d) São mais um dos exemplos de que não está havendo um aumento das temperaturas no Globo, pois o excesso de chuvas está relacionado à influência da corrente fria de Humboldt no litoral brasileiro.

e) São atípicas devido ao volume, mas são normais no período final do equinócio de primavera até início do equinócio de outono, principalmente na faixa litorânea da região Sudeste.

Com explicação!!​

0 Respostas

Arthurgame está aguardando sua ajuda.

Mais perguntas de Geografia

Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.