1) analise o excerto que segue: “registros que vão contra a co...

1)
analise o excerto que segue:

“registros que vão contra a corrente e que são bastante significativos são os da história escrita pelos próprios africanos. havia os eruditos islamizados que escreviam em árabe e também pensadores que tinham aprendido as línguas dos colonizadores e delas se valiam para deixar por escrito sua história. um exemplo é o livro history of the yorubas de samuel johnson, de serra leoa, finalizado em 1895 e publicado em 1921, que se tornou uma referência incontornável sobre os iorubás. outros estudiosos africanos também registraram sua história nas línguas locais”.

porém, por muito tempo a história africana foi contada a partir de uma perspectiva europeia, em especial pela ausência:

alternativas:

a)
de registros históricos produzidos por africanos.
b)
de uma produção historiográfica crítica que buscasse métodos e fontes apropriados para estudo da identidade cultural africana.
c)
da corrente historiográfica da superioridade africana, de carlos lopes.
d)
da influência dos estudos revisionistas marxistas.
e)
da antropologia, que apenas surge como disciplina independente em 1960.
2)
analise o excerto que segue:

“outra exigência imperativa é de que a história (e a cultura) da áfrica devem pelo menos ser vistas de dentro, não sendo medidas por réguas de valores estranhos mas essas conexões têm que ser analisadas nos termos de trocas mútuas, e influências multilaterais em que algo seja ouvido da contribuição africana para o desenvolvimento da espécie humana”.

a partir do excerto e das reflexões da seção 1 considere as afirmativas a seguir:

i. a premissa apresentada por joseph ki-zerbo visa dar voz a perspectiva e ação africana na história da humanidade.
ii. pensamentos como o de ki-zerbo demonstram como pode ser refutada a premissa da áfrica como continente a-histórico.
iii. historiadores já diagnosticaram não ser possível escrever uma história africana anterior a presença europeia, devido ao estado de barbárie que se encontravam suas tribos antes da civilização.

é correto apenas o que se afirma em:

alternativas:

a)
i.
b)
ii.
c)
iii.
d)
i e ii.
e)
ii e iii.
3)
“há muito tempo nós tomamos ciência da visão arrogante do iluminismo sobre a cultura europeia, a despeito de uma simpatia pelo “bom selvagem” e outras civilizações. mas o “fardo do homem branco” no cerne das maiorias das ideias sobre a europa, aludindo à superioridade das instituições, da democracia e da civilização, de uma maneira geral, tem sido memorável, mesmo após desastres como a segunda guerra mundial, e certamente após o fim da união soviética: a ideia sobre a europa é geralmente autoconfiante e imperialista”.

no trecho apresentado observamos o diagnóstico do autor a respeito da perspectiva de conceber o mundo. esse modelo de pensamento não é novo e foi inclusive o pilar de sustentação para definir o africano como e muitas ações foram empregadas sob a justificativa da missão civilizacional europeia em áfrica.

assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

alternativas:

a)
eurocêntrica, submisso, inferior e afirmativas.
b)
afrocêntrica, bárbaro, selvagem e desumanas.
c)
egocêntrica, negro, medíocre e expansionistas.
d)
eurocêntrica, bárbaro, selvagem e imperialistas.
e)
platônica, inferior, bestial e pertinentes.
4)
“para conhecer a pré-história da áfrica, paleontólogos, arqueólogos, linguistas, geneticistas e historiadores se unem para melhor interpretar os fragmentos do passado que chegam até nós”.

o estudo do processo de hominização nem sempre se desenvolveu no formato que conhecemos hoje, isso se deveu aos seguintes acontecimentos:

1. estudos passam a revelar vestígios de todas as fases da hominização apenas no continente africano.
2. os processos de busca e estudos interdisciplinares começam a se desenvolver, buscando no continente africano mais informações sobre as etapas da hominização.
3. o passado histórico da áfrica é negado por intelectuais, assim como a possibilidade da evolução do homem ter se dado a partir do continente.
4. descobre-se que o processo de hominização surge na áfrica.
assinale a alternativa que apresenta a ordem cronológica correta dos fatos descritos.

alternativas:

a)
2-1-4-3.
b)
3-2-4-1.
c)
1-2-3-4.
d)
4-3-2-1.
e)
4-1-2-3.

alguém sabe as respostas?

1 Resposta

Nicolle

desculpas nao posso ajudar

Explicação:

Mais perguntas de História





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.

'; var conteudo = document.getElementById("question").innerHTML; // Encontre o ponto de divisão no texto var pontoDivisao = conteudo.indexOf('\n'); if (pontoDivisao === -1) { pontoDivisao = conteudo.indexOf('
'); } if (pontoDivisao !== -1) { var conteudoAtualizado = conteudo.slice(0, pontoDivisao) + anuncio + conteudo.slice(pontoDivisao); document.getElementById("question").innerHTML = conteudoAtualizado; }