pretendia?
2. Martinho Lutero defendia, basicamente, que a Bíblia era a única referência para os fiéis e que as pessoas
conseguiriam ser salvas sem a mediação de intermediários e sem precisar dar indulgências. A base teológica
de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que:
( ) as pessoas só conseguiriam ser salvas com a mediação de intermediários.
( ) o justo viverá pela fé
( ) só as boas ações que salvariam uma pessoa.
( ) o justo viverá pelas obras
1 Resposta
A Reforma Protestante:
01. Falta a tabela.
02. Entende-se a indulgência como a remissão outorgada pela Igreja Católica, de uma pena que havia sido imposta ao penitente depois de este ter confessado a sua falta e recebido a absolvição.
A aquisição de uma indulgência proporcionava àqueles que a compravam o perdão dos pecados. Basta recordar a famosa frase: "Tão logo a moeda tilintar no fundo do baú, a alma pula para fora do purgatório."
As somas recolhidas eram destinadas ao financiamento da construção da basílica de S. Pedro em Roma. O custo de uma indulgência variava de um florim, para os artesãos até vinte e cinco florins, para os reis, príncipes e bispos.
03. O acontecimento histórico de que Lutero é protagonista começa por questão das indulgências e a da vida cristã em geral. Mas, mais do que isso, fez eclodir o problema dos sacramentos, do próprio papado, da autoridade da Igreja e da liberdade do cristão.
No texto explicativo das 95 teses de Lutero, pode ler-se: "A Igreja tem necessidade de uma reforma. Mas isso não é coisa de um só homem, nem do papa, nem de vários cardeais... É, sim, coisa de toda a Terra, ou antes, unicamente de Deus. Quanto ao tempo de uma tal reforma, só o Criador dos tempos o conhece."
Lutero não intencionava um programa de reforma. E, contudo, é o movimento por ele desencadeado que recebeu o nome de Reforma, que passou a designar um fenômeno histórico que abalou toda a história europeia subsequente.
04. A base teológica de Lutero baseava-se em um versículo bíblico que afirmava que:
d) "o justo viverá pela fé"
Na afirmação de Lutero: "Qualquer cristão, verdadeiramente arrependido, tem completa remissão tanto da pena como da culpa; ela é-lhe devida mesmo sem cartas de indulgências."
Bons estudos!
Mais perguntas de História
Top Semanal
Top Perguntas

Você tem alguma dúvida?
Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.