1ª) Assinale a alternativa que contém, em ordem cronológica, os três grandes períodos da história romana: a. ( ) Império, República e Monarquia.
b. ( ) República, Monarquia e Império.
c. ( ) Monarquia, República e Império.
d. ( ) Monarquia, Império e República.
2ª) Assinale com V as frases verdadeiras e com F as falsas:
a. ( ) O Senado era formado por cidadãos jovens, chefes dos genos.
b. ( ) A assembléia Curial era composta por cidadãos agrupados em cúrias. Seus membros eram guerreiros
em condições de servir o exército romano.
c. ( ) O rei exercia funções de chefia militar e religiosa e de juiz, mas não tinha poderes absolutos, sendo fis-
calizado pela Assembléia Curial e pelo Senado.
3ª) A reforma dos irmãos Graco propunha:
a. ( ) a manutenção das tradicionais instituições romanas.
b. ( ) a expulsão, do Senado, de todos os plebeus e o reforço dos poderes dos patrícios.
c. ( ) uma distribuição de terras entre os camponeses plebeus e a limitação ao crescimento dos latifúndios.
d. ( ) a constituição do Império Romano e o consequente c fim da República.
4ª) Faça a correspondência:
a. patrícios ( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou com capatazes,
professores, artesãos etc. Eram considerados como objetos.
b. plebeus ( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado. Gozavam de di-
versos privilégios políticos e podiam exercer altas funções públicas.
c. escravos ( ) Eram os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interes-
ses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
d. clientes ( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda
econômica e proteção social.
5ª) Assinale com V as frases verdadeiras e com F as falsas:
a. ( ) As duas principais características da cultura romana eram a capacidade de organização e senso prá-
tico.
b. ( ) A ciência e a filosofia romanas destacam-se pela originalidade das suas contribuições, que superam
os gregos em todos os aspectos.
c. ( ) Os romanos não souberam aplicar os conhecimentos científicos e filosóficos, assimilados dos gregos
aos diversos campos da vida social.
d. ( ) A grande contribuição dos romanos à civilização ocidental foi no setor do Direito.
6ª) Leia Atentamente as frases a seguintes e assinale a alternativa correta:
I -- No período da Monarquia ou Realeza, encontramos os genos como célula fundamental da sociedade ro-
mana.
II -- As instituições políticas encarregadas da direção da vida social no período monárquico eram Senado,
Assembleia Curial e Rei.
a. ( ) Todas as frases são falsas.
b. ( ) Somente a frase I é verdadeira.
c. ( ) Todas as frases são verdadeiras.
d. ( ) Somente a frase II é falsa.
7ª) Sobre o grupo social dos plebeus não podemos afirmar que:
a. ( ) a plebe era formada por uma população de imigrantes, vinda, sobretudo, de regiões conquistadas pe-
los romanos.
b. ( ) o plebeu era livre para possuir terras e exercer atividades no comércio e nas manufaturas.
c. ( ) pesava sobre os ombros dos plebeus uma série de deveres: pagamento de elevados tributos, presta-
ção de serviço militar etc.
d. ( ) o plebeu sempre teve direitos políticos reconhecidos pelo Estado romano.
8ª) Em relação ao Cristianismo, deve-se ao imperador Constantino:
a. ( ) o incremento na perseguição aos cristãos.
b. ( ) a liberação do culto cristão nos domínios romanos.
c. ( ) a proibição do Edito de Milão.
9ª) O Cristianismo encontrou grande repercussão entre:
a. ( ) a nobreza romana.
b. ( ) os soldados do imperador.
c. ( ) os pobres e os escravos.
b. ( ) República, Monarquia e Império.
c. ( ) Monarquia, República e Império.
d. ( ) Monarquia, Império e República.
2ª) Assinale com V as frases verdadeiras e com F as falsas:
a. ( ) O Senado era formado por cidadãos jovens, chefes dos genos.
b. ( ) A assembléia Curial era composta por cidadãos agrupados em cúrias. Seus membros eram guerreiros
em condições de servir o exército romano.
c. ( ) O rei exercia funções de chefia militar e religiosa e de juiz, mas não tinha poderes absolutos, sendo fis-
calizado pela Assembléia Curial e pelo Senado.
3ª) A reforma dos irmãos Graco propunha:
a. ( ) a manutenção das tradicionais instituições romanas.
b. ( ) a expulsão, do Senado, de todos os plebeus e o reforço dos poderes dos patrícios.
c. ( ) uma distribuição de terras entre os camponeses plebeus e a limitação ao crescimento dos latifúndios.
d. ( ) a constituição do Império Romano e o consequente c fim da República.
4ª) Faça a correspondência:
a. patrícios ( ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou com capatazes,
professores, artesãos etc. Eram considerados como objetos.
b. plebeus ( ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado. Gozavam de di-
versos privilégios políticos e podiam exercer altas funções públicas.
c. escravos ( ) Eram os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interes-
ses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
d. clientes ( ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda
econômica e proteção social.
5ª) Assinale com V as frases verdadeiras e com F as falsas:
a. ( ) As duas principais características da cultura romana eram a capacidade de organização e senso prá-
tico.
b. ( ) A ciência e a filosofia romanas destacam-se pela originalidade das suas contribuições, que superam
os gregos em todos os aspectos.
c. ( ) Os romanos não souberam aplicar os conhecimentos científicos e filosóficos, assimilados dos gregos
aos diversos campos da vida social.
d. ( ) A grande contribuição dos romanos à civilização ocidental foi no setor do Direito.
6ª) Leia Atentamente as frases a seguintes e assinale a alternativa correta:
I -- No período da Monarquia ou Realeza, encontramos os genos como célula fundamental da sociedade ro-
mana.
II -- As instituições políticas encarregadas da direção da vida social no período monárquico eram Senado,
Assembleia Curial e Rei.
a. ( ) Todas as frases são falsas.
b. ( ) Somente a frase I é verdadeira.
c. ( ) Todas as frases são verdadeiras.
d. ( ) Somente a frase II é falsa.
7ª) Sobre o grupo social dos plebeus não podemos afirmar que:
a. ( ) a plebe era formada por uma população de imigrantes, vinda, sobretudo, de regiões conquistadas pe-
los romanos.
b. ( ) o plebeu era livre para possuir terras e exercer atividades no comércio e nas manufaturas.
c. ( ) pesava sobre os ombros dos plebeus uma série de deveres: pagamento de elevados tributos, presta-
ção de serviço militar etc.
d. ( ) o plebeu sempre teve direitos políticos reconhecidos pelo Estado romano.
8ª) Em relação ao Cristianismo, deve-se ao imperador Constantino:
a. ( ) o incremento na perseguição aos cristãos.
b. ( ) a liberação do culto cristão nos domínios romanos.
c. ( ) a proibição do Edito de Milão.
9ª) O Cristianismo encontrou grande repercussão entre:
a. ( ) a nobreza romana.
b. ( ) os soldados do imperador.
c. ( ) os pobres e os escravos.
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